Curitiba /
DIA A DIA

Projeto de lei prioriza construção de cemitérios verticais em Curitiba

Justificativa apresentada pela vereadora Camilla Gonda é otimizar o uso do espaço urbano e tornar os cemitérios de Curitiba mais sustentáveis
Verticalização dos cemitérios tem a preservação ambiental como uma de suas principais justificativas. (Foto: Claudio Sehnem/CMC)
Justificativa apresentada pela vereadora Camilla Gonda é otimizar o uso do espaço urbano e tornar os cemitérios de Curitiba mais sustentáveis

Redação com CMC

02/05/25
às
10:49

- Atualizado há 15 horas

Compartilhe:

Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avalia projeto de lei com a proposta de alterar a Política do Meio Ambiente da capital paranaense. A ideia, apresentada pela vereadora Camilla Gonda (PSB), é que a construção de cemitérios ou a ampliação dos já existentes ocorra preferencialmente na forma vertical, mantendo os lóculos de sepultamento fora do solo e em local coberto.

A autora justifica que o sepultamento em cemitérios verticais é mais sustentável, além de otimizar o uso do espaço urbano. Muitos cemitérios tradicionais, cita Gonda, foram construídos “em áreas de baixo valor imobiliário ou com condições geológicas, hidrogeológicas e geotécnicas impróprias”. Consequentemente, há o risco de impactos ambientais severos, como alteração da qualidade do solo, da água e do ar, e da liberação de substâncias tóxicas como o necrochorume (líquido que resulta da decomposição dos corpos).

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A vereadora defende, portanto, a discussão sobre alternativas mais sustentáveis. “Os cemitérios verticais, estruturas construídas em prédios, são alternativas sustentáveis a longo prazo, que organizam os espaços em andares para o sepultamento dos corpos. A verticalização dos cemitérios ainda não é tão comum no Brasil, mas pode representar uma opção de ocupação mais eficiente e, consequentemente, reordenamento dos cemitérios existentes em Curitiba. Além disso, a revisão do modelo tradicional de cemitérios liberará espaços verdes para parques, lazer e preservação ambiental“, acrescenta o texto da justificativa.

O projeto, na prática, pretende alterar o artigo 17 da lei municipal 15.952/2021, a Política do Meio Ambiente de Curitiba, que vigoraria acrescido de um parágrafo único. Se a proposta for aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, entrará em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias