- Atualizado há 1 ano
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2023. A premiação foi realizada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na noite da última terça-feira (31). O PGP-PR é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) desde 2013.
A 11ª edição do PGP-PR contou com 186 iniciativas homologadas, vindas de 59 municípios, 41 delas foram contempladas, reconhecendo 26 cidades. Pinhais foi uma delas com o projeto “Inovação no Cuidado à Pessoa em Situação de Acumulação” que recebeu Certificado de Reconhecimento no PGP-PR 2023.
Estiveram presentes na cerimônia de premiação, a prefeita, Rosa Maria; a deputada estadual, Marli Paulino; os secretários e secretárias de Saúde Adriane da Silva Jorge Carvalho; de Meio Ambiente, Rosana Ihéu; de Governo, Márcio Mainardes; de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes; de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; de Administração, Vinicius Martins; de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza; a controladora geral do município, Keren Pereira, além de servidores municipais.
De acordo com a responsável pelo projeto, Ivanilde Gonçalves do Nascimento, da Gerência de Saúde Mental, a iniciativa de inovar as intervenções na saúde mental trouxe atendimento inter/multiprofissional personalizado para os pacientes, tornando mais acessíveis os serviços disponibilizados no município. “Estima-se que, em média, 100 munícipes sofrem com o Transtorno de Acumulação, seja acúmulo de animais ou objetos. Na rede de atenção à saúde temos 11 unidades de saúde, todas com casos de acumuladores em seus territórios”, conta.
“Para apoiar as equipes que atuam nesse cenário, instituímos um comitê para buscar aperfeiçoar os métodos de acolhimento e intervenção inter/multiprofissional, inclusive direcionando, estimulando e monitorando os casos periodicamente. É necessário construir vínculos com a pessoa em situação de acumulação para depois iniciar o tratamento psiquiátrico, visto que, devido ao estigma, a pessoa não aceita o diagnóstico”, explica.
De acordo com Ivanilde, o projeto tem como principal demanda o conhecimento e a resolução dos casos de pessoas em situação de acumulação, envolvendo a participação interdisciplinar para melhorar o processo de intervenção desses casos. “Este fluxo compreende analisar, monitorar e avaliar cada sujeito integralmente para que se tenha o suporte necessário. Buscamos assegurar o cumprimento da Política Municipal de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação e inovar os meios de intervir e acolher os casos de maneira especializada e individual”, completa.
Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação
O município de Pinhais possui uma Política de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação e criou o Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação (CAPSA). A implantação desta política visa garantir a atenção integral à saúde das pessoas em situação de acumulação, objetivando o seu bem-estar físico, mental e social e a adoção de medidas de prevenção de doenças e proteção da saúde individual e coletiva.
Serviço
Se conhece alguém que passa por esse tipo de situação, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima da residência ou um dos Centros de Atenção Psicossocial- CAPS Regional I ou CAPS Regional II.
CAPS Regional I: Rua 1º de Maio, 414, Centro Telefone: (41) 9 9177 3870.
CAPS Regional II: Rua Antônio Andrade, 153 Maria Antonieta Telefone: (41) 99108 2559.
*Com informações da Prefeitura de Pinhais