- Atualizado há 12 horas
O projeto Emprega Pinhais Juventude, lançado pela Prefeitura Municipal para auxiliar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho, realizou o segundo encontro do ano nesta sexta-feira (25), com cerca de 60 alunos de cursos técnicos do Colégio Estadual Humberto Alencar Castelo Branco. Eles assistiram a uma palestra com orientações sobre vagas de estágio e emprego e preencheram formulários para se candidatarem às oportunidades que surgirem.
O Emprega Pinhais Juventude funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), o Núcleo Regional de Educação e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O projeto é uma iniciativa da atual gestão para aumentar a empregabilidade e estimular a qualificação profissional de jovens e adolescentes.
Segundo Luciane Paz, diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda da Semde, a participação das escolas depende da agenda de cada uma e do perfil dos estudantes. “Este é um programa da atual gestão que acabou de começar, mas ao longo do tempo poderemos atender a todos os interessados”, observou. Os alunos também responderam a uma pesquisa da Semde, para alinhar as experiências e expectativas dos estudantes com as vagas ofertadas pela Agência do Trabalhador de Pinhais. “Fizeram também o cadastro do CIEE, então podem surgir vagas de qualquer um dos parceiros”, explicou. Ela transmitiu aos alunos uma mensagem enviada pela prefeita Rosa Maria.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Experiências e expectativas
O consultor do CIEE Carlos Rafael da Silva deu dicas aos estudantes sobre como se comportar nas entrevistas de emprego e preparação de currículos, entre outros assuntos. A vereadora Miss Preta esteve presente ao evento e relembrou a experiência com o CIEE quando era estudante.
Os alunos Pietro e Luiz Felipe, do 2.º ano do Curso Técnico em Administração, disseram que estavam animados em participar da qualificação e que pretendem buscar estágio. “A gente faz um curso técnico no Senai à noite, tem a escola de manhã, e seria ótimo conseguir um estágio pela tarde”, contou Luiz Felipe.
Em uma fala de boas-vindas aos alunos, o professor Edilberto Gasparetto, coordenador do Curso Técnico de Administração do Castelo Branco, disse que eles precisam estar preparados para mostrar habilidades e talentos. “Estamos em dias críticos, mas nós temos que entender qual é o papel de cada um diante desse mercado de trabalho. A Prefeitura de Pinhais tem nos brindado com muitas coisas que estão facilitando encaminhamentos nesse sentido, e um desses está sendo agora”, declarou.
Para Edson Rezende, coordenador do Curso de Desenvolvimento de Sistemas do Castelo Branco, a escolha pela formação técnica mostra que o jovem tem interesse na empregabilidade. “Seria uma dificuldade para a escola sozinha conduzir isso, procurar cada uma das instituições. A gente ficou muito feliz que a prefeitura abriu essa possibilidade para que o jovem possa efetivamente ter clareza de como funciona, conseguir a documentação e ter a possibilidade de conhecer o mercado de trabalho. Isso vai ajudar efetivamente as famílias com o acréscimo da renda”, observou.