PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Professora salva vida de criança em CMEI de Curitiba e recebe a gratidão da mãe

professora Marina Fonseca Rodrigues, responsável pela turma do pré 1B, percebeu que Lucas, de 5 anos de idade, começou a tossir sem parar e estava com dificuldade para respirar
Danielle Raniel Lopes, Lucas e a professora Marina Fonseca Rodrigues. Curitiba, 23/10/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM
professora Marina Fonseca Rodrigues, responsável pela turma do pré 1B, percebeu que Lucas, de 5 anos de idade, começou a tossir sem parar e estava com dificuldade para respirar

Redação*

29/10/25
às
10:57

- Atualizado há 21 segundos

Compartilhe:

Para marcar a passagem do Dia do Servidor Público (28/10) e homenagear os 27 mil profissionais da Prefeitura de Curitiba, a Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) preparou uma série especial de reportagens. Os textos mostram como o trabalho dos servidores salva vidas, garante direitos, promove inclusão social e contribui para a capital paranaense ser uma cidade cada vez melhor. Quem confirma é a população atendida por eles.

Uma destas histórias aconteceu no dia 2 de setembro no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Madre Elvira, no Boqueirão. A professora Marina Fonseca Rodrigues, responsável pela turma do pré 1B, percebeu que Lucas, de 5 anos de idade, começou a tossir sem parar e estava com dificuldade para respirar. No mesmo instante, pediu para a estagiária buscasse o auxílio dos outros funcionários enquanto ela realizava a chamada Manobra de Heimlich no garoto, que tem Síndrome de Down. Na segunda tentativa, conseguiu que o menino expelisse a secreção que o sufocava.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Em poucos minutos, os demais funcionários do CMEI já estavam acompanhados de profissionais da Unidade de Saúde próxima que fizeram o atendimento necessário, enquanto a mãe de Lucas chegava à creche para buscar o filho. 

Marina diz que conseguiu acudir Lucas rapidamente por ter participado do treinamento do Programa Conhecer para Prevenir, no qual a Defesa Civil de Curitiba capacita os servidores de todas as unidades educacionais do município para a prevenção de acidentes e outros tipos de emergências. Entre as técnicas ensinadas está a Manobra de Heimlich, que faz o desengasgo e impede que pessoas sufoquem. “Foi muito importante ter participado desta capacitação e acho que todos os profissionais devem saber como agir nestas situações, especialmente nós que lidamos com crianças”, avalia a professora.

Capacitação e atitude

Danielle Raniel Lopes, mãe de Lucas, contou como se sentiu com a situação. 

“Como mãe, é reconfortante saber que o local onde meu filho está tem pessoas capacitadas para agir em situações como essa. Agradeço profundamente à professora pela atitude. Ela salvou o Lucas e, consequentemente, a nossa família, pois uma perda nos abalaria profundamente”, declarou a mãe.

Por ser enfermeira, Danielle sabia que seu filho escapou de uma situação difícil devido à ação de Marina e das outras professoras do CMEI, que trouxeram rapidamente os profissionais da Unidade de Saúde. “A atitude dela foi crucial para que ele não tivesse uma sequela por conta da falta de oxigenação. Estão todos de parabéns, porque foram muito ágeis em atender meu filho”, afirma Danielle.

Ana Paula Correia, diretora do CMEI Madre Elvira, acredita que o curso do Conhecer para Prevenir foi fundamental para que a situação fosse resolvida. “Além desse preparo que a Marina teve devido ao curso, ela demonstrou tranquilidade, serenidade e conseguiu conduzir esse momento de maneira brilhante”, afirmou a educadora.

Programa Conhecer para Prevenir

Criado em 2005, Programa Defesa Civil na Educação – Conhecer Para Prevenir (CPP) é realizado em parceria pela Defesa Civil de Curitiba e Secretaria Municipal da Educação e prepara alunos, professores e demais funcionários da rede de ensino própria e conveniada para agir em situações de emergência, como acidentes, incêndios, inundações, invasões a escolas e até tiroteios.

Os simulados são realizados periodicamente, para garantir que todos estejam preparados para os diversos tipos de emergência. Também são feitas capacitações sobre os primeiros socorros e treinamentos periódicos com a brigada de incêndio de cada unidade de ensino. Além disso, o CPP promove reuniões com os pais dos alunos, o corpo docente e demais funcionários.

“É um programa que garante a segurança e a vida das nossas crianças e profissionais. Além disso, as crianças atuam como multiplicadores desse conhecimento em casa e na vizinhança”, explicou o secretário da Educação, Jean Pierre Neto.

O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, informou que o sucesso do Conhecer para Prevenir se deve à dedicação dos servidores que participam e aos protocolos ensinados. 

“Nestes 20 anos de programa nenhuma criança pereceu por qualquer tipo de incidente dentro de uma escola em Curitiba”, celebra Nelson.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias