Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.

PUBLICIDADE

Um professor de uma escola particular de Curitiba foi demitido após viralizar um vídeo de uma discussão dele com alunos, em sala de aula, sobre o uso da linguagem neutra. O caso aconteceu na semana passada e veio à tona, nesta segunda-feira (27), após ser publicado pelo vereador Rodrigo Marcial (NOVO) na rede social Instagram.

Pelas imagens, é possível ver o professor rebatendo algum tipo de comentário feito pelos adolescentes, a maioria de 16 anos, sobre a linguagem neutra. Não é possível saber como começou a discussão, mas fontes ouvidas pelo Nosso Dia apontam que ele foi inicialmente confrontado pelos alunos. O professor então afirma:

"Gente, falar a língua é linguagem neutra. Essas coisas que vocês estão falando, não faz sentido para vocês, meninos brancos, cis e héteros. Você enterrou muitos amigos trans na semana passada? Eu vou te dar uma dica, para mim, foi mais que um. Então, assim, olha o jeito que vocês estão conversando comigo", diz o professor no trecho divulgado no Instagram pelo vereador.

PUBLICIDADE

Em seguida, o professor teria, de acordo com o vereador, feito ameaças aos alunos. "Eu tenho muitos amigos trans, não aceito as coisas que vocês estão fazendo. Eu penso, eu estou falando com crianças de 16 anos, eles são crianças, é normal falar coisa errada. Se fosse um adulto falando comigo, eu não ia conseguir não partir para a violência. Então, eu estou lidando no amor com vocês. Estou falando de coração", afirmou.

Nos comentários na postagem do vereador, muitos pais de alunos se mostraram revoltados com a atitude do professor, enquanto outros afirmaram que o vídeo tem cortes e que ele foi provocado antes dessa parte postada.

Sobre o caso, o colégio particular envolvido emitiu a seguinte nota:

"Informamos que, conforme consta no Código de Conduta, os professores da instituição não devem se prevalecer da audiência cativa dos alunos para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. O colégio informa, ainda, que tomou todas as medidas cabíveis assim que tomou conhecimento da situação registrada"

PUBLICIDADE

O espaço para a defesa do professor está aberto, caso ele queira se pronunciar.