Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um professor de escola da rede estadual de ensino, de 48 anos, suspeito de apologia ao nazismo e compartilhamento de conteúdo de cunho racista e xenofóbico nas redes sociais. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. 

Durante as buscas, os policiais civis apreenderam um celular e diversos pendrives, que auxiliarão no andamento das investigações.  A operação aconteceu na escola em que ele trabalha e na residência do suspeito.

A PCPR pediu o afastamento do professsor das funções e a Secretaria Estadual de Educação (SEED) confirmou que o procedimento já foi realizado, apesar de não ter acontecido a notificação para o afastamento do docente.

PUBLICIDADE

O delegado da PCPR Vyctor Grotti explica que a ação é decorrente de investigações iniciadas há dois meses. “Apuramos que o indivíduo, através de suas redes sociais, estaria fazendo apologia ao nazismo, veiculando símbolos e emblemas que utilizam a cruz suástica, além de incitar a discriminação e preconceito de raça, cor e procedência nacional”, afirma Grotti. 

Diante das investigações, a PCPR representou pelos mandados de busca e apreensão, os quais foram deferidos pelo judiciário e cumpridos pela equipe policial.   As diligências continuam a fim de esclarecer por completo os fatos.