PUBLICIDADE
Saúde /
RMC

Prioridade para prefeita Rosa Maria, Hospital de Pinhais tem previsão para inaugurar esse ano: “Grande legado”

Construção do novo hospital iniciou em 2023 e está sendo 100% custeada pelo município de Pinhais.
Hospital de Pinhais pode inaugurar ainda nesse ano. Foto: Divulgação PMP
Construção do novo hospital iniciou em 2023 e está sendo 100% custeada pelo município de Pinhais.

Elizangela Jubanski

16/01/25
às
11:53

- Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

O novo Hospital de Pinhais está com 60% das obras concluídas e a previsão é que a inauguração de toda a estrutura aconteça ainda nesse ano. Nessa quarta-feira (15), a prefeita da cidade, Rosa Maria, fez uma visita técnica ao lado do secretário de Saúde do Estado do Paraná, Beto Preto. Os dois caminharam pelos pavimentos da construção do novo hospital – que iniciou em 2023 e está sendo 100% custeada pelo município de Pinhais. O Portal Nosso Dia esteve presente e também participou do tour pelo local.

À frente de um dos maiores investimentos do município, a prefeita de Pinhais Rosa Maria prevê que essa construção impactará diretamente a saúde do cidadão. “Eu tenho certeza que esse hospital será um dos grandes legados do município para a nossa população. Um hospital que tem sido muito aguardado e que todos os dias nós temos visto o seu avanço. Esse é uma das nossas maiores responsabilidades, pois saímos de um hospital menor para irmos a um de 90 leitos, com uma grande estrutura. Então, naturalmente que o custeio triplica, mas nós temos nos preparado e com a tripartite – Governo do Estado, Governo Federal e o nosso município – não mediremos esforços para fazer com que esse equipamento público sirva e muito bem a nossa população”, evidencia Rosa Maria.

O novo hospital é uma iniciativa Parceria Público-Privada (PPP) e tem concessão administrativa do consórcio empresarial Saúde Ltda, vencedor do processo licitatório. Essa concessão tem o prazo de 35 anos, cujo projeto prevê o investimento total de mais de R$1,2 bilhão ao longo deste tempo.

Ao todo, Hospital de Pinhais operará 100% SUS. Foto: Divulgação PMP

A construção, na Rua 21 de Abril esquina com a Av. Nossa Senhora da Boa Esperança, no Centro de Pinhais, já pode ser vista de longe. Serão 90 leitos para atendimento do Sistema Único de Saúde, sendo 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ainda, terá centro cirúrgico, incluindo salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para a realização de partos normais. Também haverá um pronto socorro obstétrico e um ambulatório com obstetrícia e centro de especialidades, além de estrutura de apoio para exames como diagnóstico por imagem, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.

Apoio do Estado

Para garantir apoio funcional ao hospital, o Governo do Estado se compromete com aporte na compra de serviços. O secretário de Saúde Beto Preto destacou essa manutenção, que impactará na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A obra vai se encaminhar para a sua finalização, importante para toda a região metropolitana, principalmente para o município de Pinhas. Estamos acompanhando esse avanço das obras porque esses leitos aqui, somos nós que vamos usar. Mesmo sendo tocados pela prefeitura, são leitos que serão utilizados na rede do SUS. Nós vamos comprar os serviços do SUS, hoje já fazemos isso com o hospital que existe aqui, que é um hospital antigo de 35 anos. Então, nós vamos comprar os serviços, ampliar, utilizar os leitos da UTI de neonatal, utilizar os leitos da UTI adulto. Tudo isso tem valor e nós vamos comprar os serviços aqui para os pacientes, cidadãos de Pinhas, de outros cidades, também, e quem paga essa conta é o Estado do Paraná”, detalha.

Visita técnica no Hospital de Pinhais. Foto: Divulgação PMP

Diante do custeio total na construção do hospital e com um impacto orçamentário alto para o município, a prefeita Rosa Maria comemora a parceria com o Governo do Estado “Importante receber o secretário de Saúde aqui. A partir do momento em que o hospital começar a ser operacionalizado, inevitavelmente, nós precisaremos dessa parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Essa parceria já tem dado certo, com a construção de muito diálogo, respeito”, evidencia ela.

Inauguração

A previsão de conclusão das obras é meado de novembro, com a inauguração prevista para o mesmo mês. De acordo com a prefeitura, tão logo o hospital seja inaugurado inicia-se de imediato atendimento médico municipal, com possibilidade de operações de alto risco e novas UTIs. Ainda, o projeto do Hospital prevê possibilidade de ampliação no futuro, caso haja necessidade.

Estiveram presentes na visitação técnica o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho; a presidente do Comesp (Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná), a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad; e diretor-geral da Secretaria de Saúde, César Neves.

TÁ SABENDO?

RMC

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias