PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Primeiras entregas de mudas de árvores de 2026 começam no dia 27 de janeiro em Curitiba

Serão distribuídas 10 mil árvores, mil em cada Administração Regional, dentro do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba
Primeiras entregas de mudas de árvores de 2026 começam no dia 27 de janeiro. Foto: Levy Ferreira/SECOM
Serão distribuídas 10 mil árvores, mil em cada Administração Regional, dentro do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba

Redação com SMCS

25/01/26
às
14:38

- Atualizado há 23 segundos

Compartilhe:

Os moradores de Curitiba podem ajudar a Prefeitura a deixar a cidade ainda mais verde agora em 2026. A primeira entrega gratuita de mudas de árvores para a população vai acontecer na última semana de janeiro. Serão distribuídas 10 mil árvores, mil em cada Administração Regional, dentro do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba.

A primeira entrega será nas regionais Santa Felicidade, Boa Vista e Cajuru, todas nas Ruas da Cidadania, no dia 27 de janeiro, às 9h.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

    No dia seguinte as entregas serão feitas nas regionais CIC, Portão e Boqueirão. Na quinta-feira, dia 29, a distribuição será finalizada nas regionais Bairro Novo, Tatuquara, Pinheirinho e Matriz. 

    Meio Milhão de Árvores

    As entregas de janeiro fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores da Prefeitura, que tem a meta de plantar 500 mil árvores em Curitiba até 2028. Em 2025 foram feitos 162 mil novos plantios na cidade.

    Documentos

    Para garantir uma muda de árvore, o morador precisa apresentar um documento e um comprovante de residência para a retirada. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) pede também que as pessoas levem uma sacola para transportar as mudas.

    A exigência de documentação tem como objetivo cadastrar o destino das mudas para que seja feito um controle de georreferenciamento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). As informações serão incluídas no Hipervisor da Prefeitura, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos.       

    Bom para o meio ambiente

    A infraestrutura verde na cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. O programa Meio Milhão de Árvores também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.

    Plantio responsável

    Todo plantio de árvores feito em ruas de Curitiba precisa ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A escolha da espécie para as vias públicas deve seguir regras e normas definidas pelo Departamento de Arborização e Produção Vegetal. 

    Plantios irregulares de árvores frutíferas e invasoras geram problemas em calçadas e na sinalização viária. Quando o morador quiser plantar árvores em ruas ou áreas públicas, deve fazer antes a solicitação pela Central 156, informando o local. O pedido será enviado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fará a avaliação.

    Onde pegar uma muda de árvore

    Terça-feira (27/1) – 9h

    Rua da Cidadania Santa Felicidade
    Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213

    Rua da Cidadania Boa Vista
    Endereço: Av. Paraná, 3.600

    Rua da Cidadania Cajuru
    Endereço: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150

    Quarta-feira (28/1) – 9h

    Rua da Cidadania CIC
    Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 421

    Rua da Cidadania Portão
    Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700

    Rua da Cidadania Boqueirão
    Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430

    Quinta-feira (29/1) – 9h

    Rua da Cidadania Bairro Novo
    Endereço: Rua Tijucas do Sul, 1.700

    Rua da Cidadania Tatuquara
    Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

    Rua da Cidadania Pinheirinho
    Endereço: Av. Winston Churchill, 2.033

    Rua da Cidadania Matriz
    Endereço: Praça Rui Barbosa, 101

    TÁ SABENDO?

    DIA A DIA

    © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias