
- Atualizado há 28 segundos
O Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira (2) a sétima unidade do Poupatempo Paraná, desta vez em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da entrega oficial do espaço, que é o primeiro do programa a funcionar fora de um shopping center. A unidade está localizada na Rua São Vicente de Paulo, 205, e oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Embora a inauguração oficial tenha acontecido hoje, o local já operava em fase de testes desde 24 de novembro e, nesse período, recebeu 330 visitantes que buscaram serviços diversos. O espaço tem 600 metros quadrados e conta com 23 funcionários.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O governador destacou que o objetivo do Poupatempo Paraná é simplificar a vida das pessoas e modernizar o serviço público, reunindo diferentes órgãos no mesmo ambiente e reduzindo deslocamentos dos cidadãos. “Estamos trazendo um serviço inovador, com mais de 240 soluções para facilitar a vida das pessoas. Quem prefere resolver tudo pela internet consegue, e quem precisa de atendimento presencial também tem uma equipe preparada para ajudar. Nosso objetivo é ter o Estado perto do cidadão, entregando serviço eficiente para quem paga impostos”, reforçou.
Ratinho Junior ressaltou também o modelo digital adotado pelo Poupatempo Paraná. “Esse é o serviço mais digital do Brasil. Atende tanto quem já é habituado à tecnologia quanto quem precisa de orientação. Antes o cidadão tinha que entrar em vários sites. Agora está tudo num só lugar, agilizando muito a vida das pessoas”, pontuou.
O superintendente de Governança de Dados e Serviços, Leandro Moura, destacou que Araucária recebe a primeira unidade de rua do Poupatempo Paraná, pensada para facilitar o acesso da população. “É a nossa primeira unidade fora de shopping, ficou maravilhosa e com expectativa de 800 atendimentos por dia. Escolhemos este imóvel após mapear as principais vias e o fluxo de transporte da cidade. A experiência com o Poupatempo tem sido incrível, já estamos chegando a 60 mil atendimentos”, revelou.
O prefeito de Araucária, Gustavo Botogoski, destacou que a chegada do Poupatempo simboliza um avanço na modernização do atendimento ao cidadão. “É um modelo que nasce da visão de agilidade, simplicidade e respeito ao tempo do cidadão. Reunir cerca de 240 serviços presenciais e digitais em um só lugar não organiza os processos, organiza a vida das pessoas”, disse.
A unidade já conta com um balcão específico para serviços da Prefeitura, como ouvidoria, solicitação de serviços e orientações para empresas. “A integração entre Estado e município é o caminho certo, e já estamos alinhados para incluir também nossos serviços municipais na unidade”, explicou.
Segundo o secretário das Cidades, Guto Silva, o grau elevado de satisfação dos usuários já é prova do sucesso do projeto. “Isso demonstra que o serviço é rápido, ágil, de acolhimento, bem feito, daquele próximo único lugar de ter todo esse atendimento sendo resolvido”, analisou.
SERVIÇO APROVADO – Assim como ocorre nas demais unidades do programa, os moradores encontram em Araucária mais de 240 serviços do Governo do Estado em um único endereço, com destaque para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), atendimentos de Copel, Sanepar e Detran-PR, além de orientações de programas estaduais.

A dona de casa Karina da Silva, de 33 anos, que levou o filho de sete meses para fazer a carteira de identidade na nova unidade, contou que a experiência superou as expectativas. “Uma vizinha veio aqui, contou pra gente, e viemos fazer também. Ontem a gente entrou no site, conseguiu o agendamento rapidinho e hoje já estamos sendo atendidos. É muito mais fácil, perto da gente, bem organizado e bonito. Estamos bem satisfeitos”, contou.
DOIS MESES – A inauguração marca também os primeiros dois meses de funcionamento da unidade pioneira do Poupatempo Paraná, aberta em 2 de outubro no Shopping Estação, em Curitiba. Desde então, o local já registrou 18.006 atendimentos, além de mais 848 na unidade digital instalada no mesmo espaço, que funciona como uma central de teleatendimento e, muitas vezes, soluciona a demanda do cidadão antes mesmo de ele ser direcionado a um guichê presencial.
Com a entrada de Araucária, o programa alcança sete unidades em operação no Estado, que juntas somam mais de 60 mil atendimentos desde o lançamento, em outubro. A unidade mais recente antes de Araucária havia sido a de Maringá, ativada na última semana, que já contabiliza 2.195 atendimentos.
Duas novas unidades estão atualmente em fase de testes e serão inauguradas oficialmente nos próximos dias: Foz do Iguaçu, instalada no Shopping Cataratas JL, e Cascavel, localizada no West Side Shopping Center.
A partir desta quarta-feira (3), a unidade do Poupatempo Paraná de Umuarama, no Noroeste do Estado, inicia o funcionamento em fase de testes. O atendimento será realizado dentro do Shopping Umuarama, na Avenida Paraná, 8455, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A etapa inicial permite que a equipe ajuste o fluxo de atendimento e prepare o espaço para a inauguração oficial nas próximas semanas.
As unidades do Poupatempo Paraná também estão gerando postos de trabalho no Estado: já são 500 funcionários contratados, com expectativa de ampliar o número para 900.