- Atualizado há 1 hora
Começou nesta sexta-feira (11) a 1ª Festa do Pinhão de Piraquara, evento inédito no município da Região Metropolitana de Curitiba que celebra a cultura local por meio da gastronomia, da natureza e, principalmente, da valorização da semente símbolo do Paraná: o pinhão.
Realizada na Rua Manoel Alves Cordeiro, no Centro Histórico da cidade, a festa vai até domingo (13), com entrada gratuita e uma programação recheada de pratos típicos à base de pinhão, apresentações artísticas, feira de produtores, artesanato e a tradicional Caminhada de Inverno, que exalta o turismo rural da região.
Cada barraca participante teve como missão criar um prato especial com pinhão para o evento, o que resultou em uma diversidade criativa que surpreende os visitantes. Entre as delícias, há entreveiro com pinhão, caldo de feijão com farofa de pinhão, carreteiro com paçoca de pinhão, strogonoff de pinhão e até sobremesas com a semente.
“Nós somos produtores aqui da região mesmo, de Piraquara. E a gente preparou pratos de inverno, todos com pinhão. Caldos, farofa, entreveiro…”, contou Nicole, uma das feirantes, com orgulho da criação coletiva. “É uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho e trazer inovação à cultura local”, completou.
Outra personagem que chamou a atenção foi Mari Gonçalves, moradora de Piraquara e feirante há três anos, que criou especialmente para o evento um strogonoff com pinhão, acompanhado de caldinho de carne com bacon e farofa de pinhão.
“Essas receitas eu criei especialmente para essa festa. Tive bastante cobaias em casa pra testar. A farofa de pinhão fez muito sucesso!”, disse sorrindo. “É uma alegria muito grande poder participar e mostrar o que a gente tem aqui em Piraquara. O evento movimenta o comércio e atrai visitantes pra nossa cidade.”
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Com mais de duas décadas de trabalho nas feiras, Dirce Guedes também marcou presença com seu tradicional kreps suíço, um sucesso entre os visitantes. “Comecei com o kreps e até hoje é com ele que eu sigo. O movimento é grande, acho que o pessoal gosta bastante”, contou.
Ela explica que há diferença entre o kreps suíço e o francês. “O suíço vai num palito e assa fechado. Já o francês é feito numa chapa aberta, tipo uma panqueca. É bem diferente”, afirmou. E quando perguntada sobre os sabores que mais saem, não titubeia: “Tem bastante variedade, mas o campeão é o de frango com catupiry. Tem gente que gosta de misturar salgado e doce no mesmo kreps, e eu faço também!”
A festa também é espaço para o artesanato local brilhar. Stella, artesã e moradora de Piraquara, levou para o evento peças juninas como saias, gravatinhas infantis, chaveiros, almofadas temáticas e até uma carroça decorada que chamou a atenção dos visitantes.
“Moro aqui em Piraquara e trabalho com feltro há anos. Nessa época, foco no período junino, mas fora isso faço bonecos, guirlandas de maternidade, panos de prato… uma mistura criativa ligada à cozinha e decoração”, explicou.
Ela destacou o acolhimento da prefeitura aos artesãos. “É a primeira festa e a gente sente que faz parte. A Prefeitura acolhe todo mundo, apoia os feirantes e isso dá visibilidade pra cidade e pras coisas que a gente produz aqui”, afirmou Stella.
A iniciativa da festa partiu da própria prefeitura e, segundo o prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o objetivo é unir desenvolvimento econômico, cultura, turismo e valorização da identidade local.
“Essa é uma oportunidade de mostrar Piraquara para o Paraná. Somos uma cidade acolhedora, com 125 mil habitantes, mas que cuida da água de mais de três milhões de pessoas por conta das nossas nascentes. E hoje a gente também mostra o nosso sabor, a nossa criatividade, com a primeira Festa do Pinhão”, afirmou o prefeito em entrevista ao Portal Nosso Dia.
Marquinhos também destacou a importância dos feirantes para o sucesso do evento. “Eles são protagonistas. São eles que trazem o carisma, a comida boa, o artesanato. Sem eles, não teria festa. Essa é a marca do povo de Piraquara: o acolhimento.”
Além da gastronomia, a Festa do Pinhão tem também um viés ambiental importante: promover o cultivo e a preservação da Araucária, árvore símbolo do estado do Paraná. Segundo os organizadores, o evento deve se tornar anual, com o propósito de colocar Piraquara no mapa das festas típicas mais relevantes da RMC.
“A gente espera que essa seja apenas a primeira de muitas. Quem sabe, daqui a alguns anos, a maior festa do pinhão do estado seja aqui em Piraquara”, finalizou o prefeito.
1ª Festa do Pinhão de Piraquara
Onde: Rua Manoel Alves Cordeiro – Centro Histórico de Piraquara
Quando: 11 e 12 de julho (sexta e sábado), das 9h às 22h / 13 de julho (domingo), das 9h às 17h
Entrada gratuita