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Previsão é de 600 mil veículos na BR-277 entre Natal e Ano Novo; EPR promete foco na fluidez do trânsito

De acordo com o gerente de Operações da EPR, Fernando Miléo, a estratégia envolve ampliação do atendimento nas rodovias e nas praças de pedágio
Pedágio da BR-277, em São José dos Pinhais (Foto: EPR Litoral Pioneiro)
De acordo com o gerente de Operações da EPR, Fernando Miléo, a estratégia envolve ampliação do atendimento nas rodovias e nas praças de pedágio

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

17/12/25
às
12:15

- Atualizado há 16 segundos

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A BR-277 deve registrar movimento intenso no período entre o Natal e o Ano Novo, com expectativa de mais de 660 mil veículos circulando pelo trecho administrado pela EPR Litoral Pioneiro, que liga Curitiba às praias e até Paranaguá. O volume representa praticamente o dobro do fluxo normal, o que levou a concessionária a reforçar equipes e serviços para garantir fluidez e segurança aos motoristas.

De acordo com o gerente de Operações da EPR, Fernando Miléo, a estratégia envolve ampliação do atendimento nas rodovias e nas praças de pedágio. “A gente espera mais de 660 mil veículos, com um fluxo que é o dobro do normal. Por isso a gente reforça as equipes de campo, seja com ambulâncias, guinchos, mas também nas praças de pedágio, justamente para dar a fluidez necessária para o motorista”, afirmou, ressaltando que o mesmo trabalho acontecerá nas rodovias do interior administradas pela EPR.

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Miléo orienta que os usuários acompanhem os canais oficiais da concessionária antes de viajar. “É importante o motorista olhar o WhatsApp e o 0800 da concessionária para conseguir escolher horários de menor movimento”, disse. Segundo ele, as obras programadas para a rodovia foram planejadas para não impactar o tráfego no período mais crítico. “As intervenções mais importantes (triplicação do trecho entre Curitiba e São José dos Pinhais) começam após esse período de maior movimento. Mesmo assim, fizemos um trabalho com a ANTT e com a PRF para manter duas faixas de trânsito sempre liberadas”, explicou, acrescentando que as obras devem avançar a partir de janeiro.

Outro ponto de atenção é o clima. Com o aumento das chuvas no verão, a EPR mantém monitoramento constante da Serra do Mar. “Temos parceria com o Simepar e equipes de engenharia para que, em qualquer problema na Serra, a gente consiga agir de forma rápida e manter a fluidez”, destacou Miléo. Ele também citou medidas de apoio aos usuários em caso de pane. “Nos períodos de maior movimento, colocamos uma van para atender famílias até a remoção do veículo, além de um ponto de apoio no km 40 para assistência. O trabalho de comunicação é fundamental para o motorista saber, em tempo real, como está o trânsito na descida”, completou.

BR-277 (Foto: EPR)

Maior fiscalização

Paralelamente às ações da concessionária, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização com a Operação Rodovida, que segue até o domingo após o Carnaval. O superintendente da PRF no Paraná, Fernando Oliveira, explicou que o período concentra grande deslocamento de veículos e aumento no consumo de álcool. “O foco são as ultrapassagens irregulares, o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, o uso do celular e a integração com órgãos municipais e a Polícia Militar”, afirmou.

A PRF também volta atenção especial aos usuários mais vulneráveis. “Cerca de 40% das mortes envolvem motociclistas, ciclistas e pedestres. Com incentivos como redução tributária e isenção de pedágio, nosso foco é especialmente nas motocicletas, principalmente na interação com caminhões”, disse Oliveira.

Os números reforçam a gravidade do cenário. “A cada 14 horas uma pessoa morre e, em média, a cada hora ocorre uma morte por acidente nas estradas do Paraná. São lesões provocadas por comportamentos humanos inaceitáveis”, alertou o superintendente. Segundo ele, o investimento em tecnologia tem sido decisivo. “Estamos cada vez mais investindo em inteligência, vídeos e fiscalização. Com câmeras da concessionária, o policial pode monitorar uso irregular do acostamento, caminhões na faixa da esquerda, quando deveriam usar a direita. É fundamental preservar a pista da esquerda para veículos mais leves”, concluiu.

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