- Atualizado há 1 minuto
O primeiro fim de semana de agosto começa com temperaturas agradáveis e predomínio de sol em Curitiba e na Região Metropolitana. Segundo o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar, este sábado (2) será marcado por um típico dia de transição, com mínima de 10°C e máxima de 25°C na capital paranaense.
“O amanhecer deste sábado começou com a presença de nevoeiros e nuvens baixas, especialmente nos Campos Gerais, no Leste do Paraná e também em parte do Sudeste do estado. No entanto, ao longo da manhã, essas formações devem se dissipar gradualmente, dando lugar ao sol”, explicou Mendes.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Durante o dia, a previsão indica céu com variação de nuvens altas, resultado da atuação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina, aliado ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Apesar da estabilidade na capital, pancadas rápidas e isoladas de chuva podem ocorrer na metade oeste do Paraná.
Ainda segundo o Simepar, as temperaturas sobem significativamente em todo o estado neste sábado, com máximas que podem ultrapassar os 30 °C nas regiões Norte e Oeste.
Para o domingo (3), a previsão é de mudança no tempo. O avanço do sistema de baixa pressão em direção ao estado, aliado a uma frente fria sobre o oceano, traz chuvas mais intensas e generalizadas para o interior. “As pancadas de chuva devem ser mais significativas nas regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul. Em alguns pontos, podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento”, afirmou o meteorologista.
Já do Norte ao Leste, incluindo Curitiba, o tempo deve permanecer estável durante o dia, com temperaturas elevadas à tarde. No entanto, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva à noite. As máximas no noroeste devem ultrapassar os 30°C mesmo antes da chegada da chuva.
A orientação para os próximos dias é ficar atento às atualizações meteorológicas, especialmente no domingo, quando o tempo pode virar rapidamente em diversas regiões do estado.