- Atualizado há 2 minutos
Após a morte do adolescente Lucas Viante Machado, de 14 anos, após pegar rabeira em um ônibus biarticulado no bairro Xaxim, em Curitiba, no último sábado (26), o presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), Ogeny Pedro Maia Neto, afirmou que vai pedir rapidez à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na aprovação do projeto de lei que estabelece multa de 100 passagens (R$ 600) para quem for flagrado pegando rabeira. Outras medidas para intensificar a fiscalização foram anunciadas nesta segunda-feira (28).
“Vamos nos reunir com o presidente da casa, Tico Kuzma, e o Sindimoc, para organizar uma força-tarefa, com o apoio da Guarda Municipal e da Setran, para coibir essa prática nas canaletas”, disse o presidente da URBS, que ressaltou um aumento de acidentes nas canaletas em 2024, quando ocorreram 70 casos envolvendo ciclistas e pedestres, volume 21% superior ao de 2023.
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“O impacto de um ônibus expresso ou um biarticulado é brutal, mesmo em velocidade baixa. Nós controlamos a velocidade dos expressos a 30 km por hora nas saídas de terminais e em frente às escolas, porém, ao longo da canaleta, eles podem chegar até 50 km por hora. Então, as pessoas precisam evitar andar, caminhar ou se exercitar nas canaletas e pegar rabeira nos veículos”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
A Prefeitura promove ações educativas regulares para orientar sobre os riscos de usar a canaleta, que é exclusiva para o transporte coletivo. Além disso, há operações de fiscalização, com apoio da Guarda Municipal, Setran e Delegacia do Adolescente. Na última operação realizada em 2024, oito adolescentes que pegavam rabeira foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia do Adolescente. Novas ações estão programadas para maio.
Ao todo 149 ônibus das categorias Expresso e Linha Direta também são equipados com uma placa anti-intrusão, que impede, por exemplo, que os ciclistas apoiem o pé na traseira do veículo, dificultando a rabeira.
As canaletas exclusivas para o transporte coletivo desempenham um papel fundamental na melhoria da mobilidade urbana, garantindo maior fluidez ao transporte público e contribuindo para a redução do congestionamento nas vias da cidade. No entanto, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), elas são exclusivas para os ônibus. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias.
Além disso, a Setran desenvolve ações e campanhas educativas periodicamente, com a distribuição de panfletos informativos para alertar ciclistas e pedestres sobre condutas perigosas no trânsito. Há também ações integradas dos agentes da ABC Trânsito (Escola Pública de Trânsito de Curitiba) com fiscais da Urbs e guardas municipais.
Em 2024, foram realizadas oito ações conjuntas nas canaletas, resultando na abordagem de 6.456 pessoas, entre pedestres, ciclistas e demais condutores. A ABC Trânsito, por sua vez, abordou 4.156 ciclistas em ações educativas ao longo do ano, além de realizar 156 abordagens voltadas para 12.566 pedestres. Em todas elas, a proibição do uso das canaletas é reforçada.