Curitiba /
DIA A DIA

“Presente para a cidade e uma homenagem aos que mais precisam”, diz Pimentel na inauguração do Parque Papa Francisco

Espaço é o 52º parque de Curitiba e homenageia o líder religioso por seu legado social e ambiental; evento de inauguração reuniu prefeito, vice-governador e presidente da Assembleia Legislativa
Prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, durante coletiva, na inauguração do Parque Papa Francisco. Foto: Nosso Dia
Espaço é o 52º parque de Curitiba e homenageia o líder religioso por seu legado social e ambiental; evento de inauguração reuniu prefeito, vice-governador e presidente da Assembleia Legislativa

Angelo Binder e Geovane Barreiro

02/08/25
às
11:56

- Atualizado há 4 horas

Compartilhe:

Curitiba ganhou neste sábado (2) mais um espaço público dedicado ao lazer, à sustentabilidade e à preservação ambiental. Trata-se do Parque Papa Francisco, o 52º parque da capital paranaense, inaugurado pelo prefeito Eduardo Pimentel, com a presença do vice-governador Darci Piana, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Alexandre Curi, e de autoridades eclesiásticas como o arcebispo Dom José Antonio Peruzzo.

Com 55 mil metros quadrados de área verde, o novo parque está localizado na região norte da cidade, ao lado do Parque São Lourenço, e já está aberto ao público com estrutura voltada ao lazer, trilhas, prática esportiva e contemplação da natureza. O local também exerce papel estratégico na contenção de águas das chuvas e prevenção de enchentes.

Durante a inauguração, o prefeito Eduardo Pimentel destacou o simbolismo do novo espaço:
“É um parque na nossa cidade que já é excepcional, que vem trazer a oportunidade das pessoas terem um lugar de prazer. E a Prefeitura, quando decidiu que esse lugar se chamaria Parque Papa Francisco, fez uma homenagem a alguém que sempre foi bem com a gente e com as pessoas humildes”, afirmou.

O deputado estadual Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, também ressaltou o caráter simbólico e funcional da nova área: Hoje é uma homenagem ao Papa Francisco e à população de Curitiba. Mais um cartão postal para a capital mais sustentável do Brasil. Esse parque vai fazer a contenção das águas, das enchentes, que é a principal função de um parque. Claro, também com lazer sustentável, entretenimento e esporte saudável, mas com essa atenção especial às pessoas que mais precisam, assim como nos ensinou o Papa Francisco.”

Portal de entrada do Parque Papa Francisco em Curitiba. Foto: Geovane Barreiro / Nosso Dia

Curi também destacou o momento de harmonia política no estado: “Fico muito feliz de estar aqui ao lado do prefeito Eduardo Pimentel e do vice-governador Darci Piana, mostrando esse bom ambiente político no Paraná, com diálogo permanente entre os poderes.”

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O vice-governador Darci Piana também prestigiou o evento e reforçou a importância da iniciativa:
“Parabéns pelo parque e pelo nome que deram para ele. Papa Francisco é uma figura que sempre esteve ao lado das pessoas mais humildes.”

O Parque Papa Francisco também celebra o legado do pontífice no cuidado com o meio ambiente e com os mais vulneráveis. Durante a cerimônia, foi plantado um ipê branco, simbolizando a árvore número 100 mil plantada na atual gestão da Prefeitura, que tem a meta de atingir 500 mil árvores até o fim do mandato.

Com 55 mil metros quadrados de área verde, o novo parque está localizado na região norte da cidade, ao lado do Parque São Lourenço. Foto: Geovane Barreiro/ Nosso Dia

Além disso, a Prefeitura já avalia a expansão do parque em uma segunda etapa, com mais 70 mil m², por meio de permuta com proprietários da região. Um relatório sobre o parque será enviado ao Vaticano como parte da homenagem curitibana ao Papa.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias