Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

No filme 'Premonição', um dos grandes sucessos do gênero de terror, as toras de madeira de um caminhão caem e causam um engavetamento gigantesco na rodovia. Nesta terça-feira (2), na BR-369, em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro do Paraná, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) evitou que a cena pudesse se repetir na vida real, guardada as devidas proporções, ao retirar de circulação um caminhão que transportava madeira sem amarração.

Segundo a PRF, o veículo só foi liberado após realizada a fixação da carga com telas e cintas, em conformidade com as normas de trânsito. Não amarrar a carga quando o próprio veículo não tem estrutura para contê-la é infração grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com pena de multa de R$ 195,23.

Conforme a PRF, fa alta de equipamentos obrigatórios ou a utilização destes equipamentos de forma errada ou com defeito, é conduta constantemente flagrada pela PRF no Paraná. Em 2024*, foram realizadas 10.496 autuações por este tipo de infração. No mesmo período do ano passado, outras 10.179 autuações foram registradas, atingindo o total de 19.970 ao final do ano.

PUBLICIDADE

Em triste exemplo do potencial lesivo do transporte de cargas em carrocerias abertas, em abril deste ano um motociclista perdeu a vida na BR-277, em Prudentópolis (PR), após ser prensado pela carga de chapas de madeira que se espalhou pela via após o tombamento do caminhão. No fim de maio, outro acidente, desta vez em Cascavel (PR), feriu 12 pessoas que estavam em um ônibus, após a colisão com um caminhão transportando toras de madeira. O caminhão estava com o disco de tacógrafo, que afere velocidade e tempo de direção, vencido.

Após os acidentes, com o espalhamento das cargas, a perícia administrativa realizada pela PRF encontra dificuldade em verificar se a amarração das cargas estavam corretas, em conformidade com as normas de trânsito, reiterando a importância da fiscalização como a deste flagrante em Cornélio Procópio.

O caminhão flagrado sem amarração ainda foi autuado por diversas outras irregularidades, incluindo a falta de certificação do cronotacógrafo, escapamento aberto (descarga livre) e placa ilegível. Ao total, o valor das multas a serem aplicadas ultrapassa o valor de mil reais.