Faz poucos dias que a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo (PSD), precisou achar mais um espaço na prateleira de prêmios e certificados que possui em sua sala. O município que ela governa há pouco mais de dois anos foi eleito - pela 2ª vez - o mais sustentável do Brasil, na categoria acima de 100 mil habitantes, do Prêmio Band Cidades Excelentes. Ainda há espaços para mais, e Rosa Maria - com fôlego - parece estar disposta a preenchê-los.

"A missão está sendo cumprida, e está em um processo de enfrentamento daquilo que já sabíamos que tinha, pois é a continuidade de um mandato", explica a prefeita Rosa Maria, em um bate-papo com o Portal Nosso Dia. "Trabalho com a satisfação de um plano de governo bem executado e com um compromisso absoluto. Sempre há o que fazer, e nós estamos forte nessa construção, e isso me deixa muito feliz".

E construção é palavra-chave para a gestão de Rosa Maria. O tão sonhado e planejado novo hospital da cidade está com uma estrutura bem adiantada e já estica o pescoço de quem passa perto. "As paredes já estão sendo erguidas, os pisos, ou seja, uma obra muito bem adiantada. Uma proposta muito interessante, já que é a primeira PPP (Parceria Público-Privada) municipal do estado do Paraná. Um projeto ousado, onde a população receberá realmente um equipamento de saúde que atenderá ainda mais e melhor", comemora a prefeita.

Hospital

O novo hospital promete ser 100% SUS, com 14 mil metros quadrados, 90 leitos - sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para geral e neonatal. A agilidade na construção é um destaque na tecnologia atual de engenharia. "O início da obra levou um tempo significativo para que tivesse boa estrutura de fundação, até porque o alicerce é a base fundamental. E agora sobre essa fundação, há toneladas de concreto, mais de 300 carretas de peças já estacionaram ali trazendo o modo de construção pré-fabricada, um método muito seguro e rápido", explica Rosa Maria, que possui dentro da sua sala um monitoramento em tempo real para acompanhar a evolução das obras.

Gerir a saúde de um município - senão o principal - é um dos maiores desafios cujas estratégias passam por uma eficiente rede de atenção básica. "Se a Unidade Básica de Saúde não tiver uma excelente gestão, vai acabar tendo uma consequência que é a superlotação na UPA. Após a pandemia, nós tivemos um aumento significativo na busca por serviços de saúde, de maneira geral. O constitucional em investimento de saúde é de 15%. Nós investimos, hoje, quase 20% em saúde, para realmente levarmos qualidade na atenção primária, que é nossa obrigação primordial enquanto cidade", destaca Rosa Maria ao Portal Nosso Dia.

Planejamento

Estar no topo do ranking e - de certa forma - em evidência pelos anos seguidos de bons desenvolvimento são sinônimos de responsabilidade e planejamento, segundo a chefe do Executivo. "A ideia do que queremos para Pinhais nasce da conversa com a dona Maria, que vem me visitar. Nasce do jovem que encontro pelas ruas. Nasce do diálogo com a população. É um plano de governo muito consistente, aquilo que evidencia a cidade e trabalha para a qualidade de vida da população. Tivemos uma evolução grandiosa em muitas áreas, mas sabemos que ainda há muito por fazer", destaca Rosa Maria.

Para ela, as necessidades vão se modificando ao longo do mandato, adaptando o planejamento com uma forte atuação de equipe. "É preciso compatibilizar planejamento, equipes, tempo, necessidades que vão se modificando conforme a dinâmica do mandato. Mas há um envolvimento e comprometimento grande dessa equipe de servidores e servidoras, e também de uma população que se enche de orgulho e faz a sua parte. Tenho certeza que estamos hoje, pelos meus olhos, tornando um Brasil melhor por meio de Pinhais".

Andar pela cidade

A agenda é cheia e as andanças pela cidade de Pinhais fazem a prefeita Rosa Maria enxergar espaços tomados pela população. Ver as pessoas se apropriando de locais públicos torna o olhar para a cidade ainda mais refinado, segundo ela.

"Me enche os olhos quando eu passo pelas praças, pelos parques, pelas ruas dos bairros e vejo as pessoas vivendo a cidade. É o adolescente com a bola, é a família vendo seu filho brincar, correr. O idoso que diz pra gente - 'prefs, estamos indo para a hidro'. São nesses momentos que tenho ainda mais certeza de que estamos cuidando na nossa cidade para que a cidade cuide das nossas pessoas. É muito gratificante ver que nosso trabalho planejado está sendo muito bem executado, com o objetivo de melhorar vidas, levando saúde, alegria, autoestima", comemora.

Na esteira do cuidado, oferecer oportunidades para os cidadãos, principalmente, para aqueles que ainda tateiam um rumo certo é indispensável para o bom andamento da cidade.

Oportunidades

Por isso, para a prefeita de Pinhais Rosa Maria, investir em áreas como esporte, cultura e educação é como trabalhar com as mais poderosas estratégias de transformação. "Elas previnem a violência, o caminho às escolhas não saudáveis, te oferecem oportunidade. Se existe algo triste para o jovem é ele não ter perspectiva. Jovens que se envolvem no esporte, na cultura, fazem parte de um grupo tão saudável, que é um trampolim para o sucesso. (...) Não existe cidade bem desenvolvida, se não desenvolvermos as pessoas", garante a prefeita.

Recentemente, a Prefeitura de Pinhais abriu as portas do Complexo Aníbal Khury, um espaço para a prática de atividades esportivas, culturais e sociais, com cerca de 11,5 mil m². Além disso, o município se prepara para a parte mais importante antes da entrega do Velódromo, no bairro Maria Antonieta: a construção da pista.

"É um equipamento de uma complexidade muito grande. Quem conhece, lembra que passou por vários processos, e hoje ele está numa fase final da construção, que é a pista. E todos sabem que ela é o principal, a cereja do bolo, já tendo passado por protótipos, laboratório de testes, com acompanhamento de técnicos e análises", detalha a prefeita. Com recursos em quase na sua totalidade do Governo Federal, a previsão é que o Velódromo seja inaugurado no ano que vem.

Educação

Indiscutivelmente, a voz da prefeita Rosa Maria se intensifica quando o assunto é a sala de aula. Sejam sobre os investimentos aos 14 mil estudantes, às capacitações aos 1,5 mil servidores ou as melhorias para as 42 unidades de ensino da cidade, a prefeita ri com os olhos ao destacar o trabalho na área da educação.

"Recebemos o prêmio como 2ª melhor educação básica do Paraná. Temos o melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das cidades acima de 100 mil habitantes da região metropolitana. Tivemos uma ampliação com as unidades de educação integral por meio de parcerias, também o programa Bolsa Creche que possibilitou atender cerca de 400 crianças da faixa de zero a três, a faixa mais crítica que tínhamos, sem precisar construir. Esse é um programa que temos um carinho especial. Sem contar que isso gerou emprego e renda, já que a instituição privada se adapta para isso, girando também a economia da cidade", explica a prefeita.

Atualmente, há dois Centros Municipais de Educação infantil (CMEIs) e duas escolas em construção, que somam cerca de R$ 30 milhões em investimentos. "Me orgulho também de termos retomado o plano de carreira dos nossos profissionais. Transformamos o cargo de educador infantil em professor de educação infantil, possibilitando que esse profissional, que é o mais importante no processo educacional de um ser humano, tenha uma aposentadoria especial", explica.

Professora e gestora

Para a prefeita de Pinhais, a educação é a estratégia mais poderosa para a cidadania plena. "Eu cresci sendo salva pela educação. Afinal, fui a garota filha de pais que não tinham alfabetização, mas que exigiam que eu e minhas irmãs fossemos para a escola todos os dias. Isso por entenderem que era por meio da educação que as filhas poderiam ter uma vida melhor".

Talvez profetizada pelos pais, Rosa Maria é professora há mais de 30 anos, esteve na direção do maior colégio estadual de Pinhais e foi secretária de Educação. Agora, gerencia uma das cidades mais importantes da região metropolitana e do Paraná, com cerca de 134 mil habitantes e atuando como a 12ª maior arrecadação do Estado.

Futuro

De Kaloré, mas vivendo em Pinhais desde que a cidade engatinhava - há 30 anos, a prefeita Rosa Maria enxerga que ainda há muito futuro a trilhar.

"A cidade que a gente quer construir é aquela onde a educação continue sendo de muita qualidade. Que a saúde tenha um atendimento ainda mais pleno, que a cidade continue sendo muito sustentável, que a mobilidade seja bem controlada e que as pessoas se sintam ainda mais seguras. A cidade que estamos construindo hoje, é aquela que, daqui a 60 anos, estará ainda melhor".