Prefeitura quer que Xaxim se torne um bairro moderno e integrado após obras do Novo Inter 2
No Xaxim, 17,7 km de obras vão deixar o bairro mais moderno, seguro e integrado
Foto: Ricardo Marajó/SECOM
No Xaxim, 17,7 km de obras vão deixar o bairro mais moderno, seguro e integrado
Redação com SMCS
08/04/25
às
16:54
- Atualizado há 1 semana
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Localizado na região centro-sul de Curitiba, o Xaxim está sendo fortemente contemplado pelas obras de requalificação viária do projeto Novo Inter 2, que está preparando a cidade para um futuro mais sustentável, com transporte público eficiente e melhor infraestrutura nos bairros.
No Xaxim, 17,7 km de obras vão deixar o bairro mais moderno, seguro e integrado. Os trabalhos incluem novos sistemas de drenagem, mais eficientes na prevenção à alagamentos, pavimentação em concreto, mais resistente que o asfalto, calçadas acessíveis, iluminação moderna e paisagismo. As intervenções integram os pacotes 2, 3, 4 e 5 do Lote 3.1 do Novo Inter 2.
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Onde ficam as obras
Como as licitações acontecem em momentos diferentes, os pacotes 2 e 3 têm obras em andamento, somando quase 11 km, enquanto as obras dos pacotes 4 e 5 estão em processo de licitação.
Foto: Ricardo Marajó/SECOM
O pacote 2 soma 4,7 km de obras viárias em 13 ruas do Xaxim. Neste momento, tem serviços sendo feitos nas ruas Catarina Gabardo, Antônio Rebelato, Cleto da Silva e Paulo Setubal. Também serão contempladas as ruas José Rebelato, Octacyr Reinaldo Mion, Francisco Derosso, Elisio Gabardo e Humberto Higino Parolin.
No pacote 3 são 6,2 km de obras. As melhorias acontecem em vias importantes, como Anibal Requião, Otaviano Almeida Rosa, Des. Estanislau Cardoso, José Maria Pinheiro Lima, Ângelo Scaramuza, Santa Amélia, Leôncio Derosso e Salto do Lontra. As obras nestas vias estão em andamentos em diferentes etapas.
Foto: Ricardo Marajó/SECOM
Readequação no projeto
Entre as vias contempladas no pacote 3 está a Professor Lauro Zac, que passa por requalificação completa no trecho entre a Leôncio Derosso e a Coronel Rivadávia Pereira de Moraes. As obras foram retomadas há uma semana após uma readequação no projeto para ajustes no traçado da via, devido ao seu relevo e grau de inclinação.
“Após o início das escavações, a equipe técnica identificou a necessidade de readequação do projeto geométrico devido às condições topográficas do local e ao grau de inclinação da rua. As mudanças foram necessárias para garantir acessibilidade e segurança”, explica o engenheiro fiscal Leandro Cunha, da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
O novo traçado foi elaborado sob a coordenação do Instituto de pesquisa e Planejamento Urbano e Curitiba (Ippuc) e os serviços são executados sob a coordenação da Secretaria Municipal e Obras Públicas (Smop).
Economia para o município
Atualmente, as equipes se dividem em etapas de pavimentação que são sequenciais e paralelas. Em algumas quadras, trabalham na regularização do subleito, em outras na base da pista e há locais já recebendo a pavimentação em concreto. Embora esse tipo de pavimento leve mais tempo para ser implantado do que o asfalto, sua durabilidade compensa. Enquanto o asfalto tem vida útil média de 8 anos, o concreto pode durar cerca de 20 anos e exige menos manutenção.
Os serviços na rua estão sendo realizados quadra a quadra, para evitar bloqueios totais e permitir o tráfego de veículos. A previsão é de que a estrutura do pavimento seja concluída até o fim de maio, dependendo das condições climáticas.
“Toda obra interfere na rotina das pessoas, mas esses transtornos são temporários. O que fica, de forma permanente, são os benefícios em mobilidade, segurança viária e qualidade de vida para quem vive e circula pela cidade”, afirma Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.
Dentro do mesmo pacote serão realizadas também intervenções nas ruas Rua Infante Dom Henrique, Hellen Keller, Prefeito Ambrósio Bini, São Judas Tadeu e Emanuel Kant, Gabriel Frecceiro de Miranda e Cel. Rivadávia Pereira de Moraes. O prazo para conclusão das obras do pacote 3 é do Lote 3.1 é novembro deste ano.
Foto: Ricardo Marajó/SECOM
Projeto Novo Inter 2
Com mais de 40 km de itinerário no sentido horário e anti-horário, impacto em 28 bairros em uma área de influência de 580 mil moradores, o Novo Inter 2 é um salto de inovação no sistema público de transporte coletivo de Curitiba. O projeto para a segunda maior linha de passageiros da cidade (Inter 2) recebe investimentos da ordem de U$ 106,7 milhões do Banco Interamericano Internacionais (BID) e U$ 27,1 milhões em contrapartidas da Prefeitura e Curitiba. Atualmente estão em execução cinco dos sete lotes de obras previstos.
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