- Atualizado há 26 segundos
O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora (PL), emitiu um decreto polêmico que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, smartphones e tablets, para acesso a redes sociais e atividades particulares durante o expediente dos servidores públicos municipais.
O documento de 7 de janeiro destaca que “o uso indevido desses dispositivos prejudica o ambiente de trabalho, afeta a coletividade e transmite uma imagem negativa do servidor público, demonstrando desleixo na prestação do serviço”. A medida se fundamenta no artigo 13 da Lei Municipal nº 11.065 de 2008, que estabelece condutas proibidas para os servidores.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Penalidades para o descumprimento incluem advertência, multa, suspensão, destituição de função gratificada, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, demissão e destituição de cargo em comissão, conforme o artigo 209 da legislação vigente.
O decreto também determina que o uso de aparelhos celulares durante o expediente só será permitido em situações de emergência. Para garantir a ampla divulgação da norma, o comunicado será afixado em todas as repartições municipais.