PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Prefeitura de Curitiba vai ampliar o atendimento gratuito de gatos com esporotricose

Um contrato firmado entre a Prefeitura e a Clínica Veterinária Escola da PUCPR vai permitir os atendimentos gratuitos
Prefeitura de Curitiba vai ampliar o atentimento gratuito de gatos com esporotricose. Foto: Divulgação (arquivo)
Um contrato firmado entre a Prefeitura e a Clínica Veterinária Escola da PUCPR vai permitir os atendimentos gratuitos

Redação com SMCS

29/08/25
às
14:16

- Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba vai ampliar o atendimento gratuito a gatos potencialmente acometidos pela esporotricose, doença transmitida entre animais e humanos causada por fungos e considerada a micose subcutânea mais amplamente distribuída e prevalente no mundo. Um contrato firmado entre a Prefeitura e a Clínica Veterinária Escola da PUCPR vai permitir os atendimentos gratuitos.

As consultas precisam ser agendadas previamente, pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos. As agendas serão abertas no dia 1º de setembro, às 12h, e o atendimento começa no dia 10 de setembro, na Clínica Veterinária Escola da PUCPR, que fica na Rua Rockefeller, 1.311, Rebouças.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, esse é mais um avanço nos serviços oferecidos pela Rede de Proteção Animal e que segue o conceito de saúde única, com os cuidados com as pessoas, animais e o meio ambiente.

“A esporotricose é uma doença fúngica que pode ser transmitida do gato infectado para outros gatos e até para as pessoas, principalmente por arranhões e mordidas, por isso o tratamento rápido ajuda a mitigar a propagação dessa doença”, disse Evaristo. 

No enfrentamento da esporotricose, a abordagem de saúde única mostra que o tratamento precoce e adequado de gatos infectados não apenas promove o bem-estar animal, mas evita a disseminação do fungo para outros animais e também ao ambiente, além de contribuir na redução da incidência da esporotricose humana.

Em Curitiba, atualmente, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entrega o antifúngico gratuitamente para os tutores de animais acometidos pela doença desde que haja a prescrição médico-veterinária prévia. 

Consultas gratuitas

A Clínica Veterinária de apoio HPet e o Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis também já oferecem gratuitamente consultas para o diagnóstico de esporotricose, entre outras doenças. No caso do Hospital, há também no próprio local a entrega do medicamento para o tratamento da esporotricose em gatos que passarem pelo atendimento. 

Esta medida é fruto de uma ação conjunta da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde, e da Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

Castração

Desde janeiro deste ano, a Rede de Proteção Animal já fez 24 mil cirurgias de castração gratuitas em eventos promovidos pela Prefeitura de Curitiba, sendo 13 mil em gatos. A intenção da Rede de Proteção Animal é fazer 100 mil castrações até 2028.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias