Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

Uma ação promovida em parceria pelo serviço social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) retirou, com apoio da comunidade, 5 toneladas de lixo das casas da Vila Divino, no Atuba. O local é uma área de risco, na qual está em andamento um projeto habitacional desenvolvido pela diretoria técnica da Cohab.

Um caminhão da SMMA esteve no local nas manhãs de quinta (2/5) e sexta-feira (3/5) e retirou 2,5 toneladas de resíduos em cada dia. Técnicos da Cohab mobilizaram as famílias desde o início da semana para que separassem os materiais a serem descartados.

A iniciativa foi acompanhada por agentes de saúde e profissionais da Defesa Civil. A ação faz parte da campanha de combate à dengue e também serviu como preparação para a futura mudança das famílias, cujas casas novas estão em obras a poucos metros de onde vivem.

PUBLICIDADE

“A urbanização da Vila Divino é um grande projeto da gestão Rafael Greca. Com investimento do orçamento municipal estamos transformando a realidade de 108 famílias, construindo casas novas no mesmo local onde já estão habituadas a morar. Poderão manter a sensação de pertencimento, porém em casas de boa qualidade em um conjunto estruturado”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Adesão total

A adesão dos moradores à retirada dos entulhos foi total, com a participação de todas as 61 famílias que ali residem. Com objetivo de abrir espaço para a construção das casas novas, 47 famílias foram transferidas provisoriamente e estão recebendo o benefício auxílio-moradia, totalizando 108 famílias beneficiadas com o projeto.

A vendedora Madai de Souza, de 66 anos, aprovou a ação e destacou a mobilização dos moradores que colaboraram para deixar a vila mais limpa.

“Importante conscientizar a população para que mantenha os quintais limpos, a dengue está aí e é uma doença perigosa. Inclusive um filho meu pegou, mas felizmente fomos rápido até a Unidade de Saúde e ele não teve maiores complicações”, contou ela, que aguarda a finalização das obras para mudar para uma casa nova.

Intervenção

Executada com investimento de R$ 23,9 milhões, oriundos do orçamento municipal, a intervenção da Cohab na Vila Divino está com as obras em andamento. O novo conjunto habitacional será formado por três condomínios de 36 casas cada um. As moradias serão sobrepostas, com unidades térreas e unidades no piso superior.

“Em Curitiba, entregamos as casas do programa habitacional equipadas com painéis fotovoltaicos e na Vila Divino não será diferente. Pensamos nas pessoas, que terão importante economia financeira, além de colaborarmos com o meio ambiente”, explica o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

O projeto que integra o programa Cohab Solar também inclui obras de infraestrutura, como pavimentação de vias, redes de drenagem, água e esgoto. As casas de dois quartos terão uma área privativa de 45 m².

PUBLICIDADE

Após a transferência de todas as famílias beneficiadas, as margens do rio Atuba receberão obras de recuperação ambiental na área que foi degradada pela ocupação indevida.

*Com informações da SMCS