PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Prefeitura de Curitiba muda ‘plano de ataque’ para desafogar trânsito em obra de viaduto no Tarumã

O prefeito Eduardo Pimentel determinou uma mudança no plano de ataque da obra, priorizando, até abril, a liberação de duas faixas na via marginal direita
Prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado do Secretário Municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, vistoria a obra do viaduto da Victor Ferreira do Amaral. Curitiba, 14/02/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM
O prefeito Eduardo Pimentel determinou uma mudança no plano de ataque da obra, priorizando, até abril, a liberação de duas faixas na via marginal direita

Redação Nosso Dia*

17/02/25
às
8:22

- Atualizado há 4 dias

Compartilhe:

O prefeito Eduardo Pimentel vistoriou. nesta sexta-feira (14/2), as obras viárias no Complexo Tarumã e determinou mais celeridade na intervenção do alargamento do viaduto sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral. O prefeito determinou uma mudança no plano de ataque da obra, priorizando, até abril, a liberação de duas faixas na via marginal direita (próximo ao Colégio Militar) e na via marginal sul (no Dnit).

Em agosto, a previsão é liberar duas faixas na via marginal esquerda, tanto nas proximidades da Concessionária CCV quanto do Supermercado Muffato. O alargamento do viaduto faz parte das intervenções do Complexo Tarumã, que incluem a requalificação de 12 ruas – algumas formando as alças de acesso ao viaduto –, além de melhorias em praças, paisagismo e iluminação. As alças de acesso, com requalificação de 8 km de ruas, já foram concluídas, e os trabalhos agora se concentram na duplicação do viaduto.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O viaduto passará a ter o dobro do tamanho atual, ampliando sua largura de 24 para 50 metros. A obra prevê três faixas de tráfego para veículos em cada sentido, uma canaleta exclusiva para o transporte coletivo, espaço para estações-tubo e calçadas.

Integração do transporte

A ampliação do viaduto na Victor Ferreira do Amaral permitirá a instalação de uma estação-tubo sobre a estrutura e outra abaixo, viabilizando a integração temporal entre as linhas de ônibus da Linha Verde e as que conectam o Centro de Curitiba às cidades de Pinhais e Piraquara, na região metropolitana. Com essa melhoria no transporte coletivo, haverá mais oferta de itinerários e combinações de trajetos para os usuários.

Prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado do Secretário Municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, vistoria a obra do viaduto da Victor Ferreira do Amaral. Curitiba, 14/02/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

“A execução do viaduto não traz transtornos à Victor Ferreira, pois as faixas estão liberadas para a passagem dos motoristas. No entanto, precisamos garantir a liberação de mais vias de circulação na Linha Verde o mais breve possível”, reforçou Jamur.

Mobilidade urbana

Além do Complexo Tarumã, a Avenida Victor Ferreira do Amaral recebe outra importante intervenção para mobilidade urbana: as obras de requalificação do Lote 4 do Novo Inter 2. Para acomodar os ônibus elétricos, estão sendo revitalizados 3.866 metros da via, divididos entre as duas pistas, no trecho entre as ruas Dom Manuel da Silveira D’Elboux e Professor Eduardo Correia de Lima. São 1.990 metros de intervenção na pista da direita e 1.876 metros na pista da esquerda.

A obra – em fase final de execução – inclui a implantação de uma faixa extra dedicada ao transporte público, permitindo que o Inter 2, o Interbairros II e outras linhas de ônibus circulem sem competir com o tráfego geral, proporcionando viagens mais rápidas e beneficiando os usuários. 

O uso de ônibus elétricos na frota do transporte coletivo reduzirá a emissão de CO2, resultando em menor poluição e mais saúde para os cidadãos de Curitiba. A revitalização também contempla novas calçadas, ciclovia, reforma e ampliação de pontos de estação-tubo, iluminação, sinalização viária e arborização.

Um novo sistema de drenagem foi instalado para garantir a durabilidade da obra e evitar alagamentos. Após a conclusão das obras, a via terá um novo corredor verde com o plantio de espécies nativas, como o pau-ferro. As obras, iniciadas em março, são realizadas trecho a trecho e têm previsão de término em abril de 2025, mas, ainda para esse mês, estão programadas a liberação de faixas de trânsito.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias