- Atualizado há 4 dias
Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Curitiba irão abrir as portas neste sábado (11), para a realização de mutirões de vacinação pela cidade. Com o objetivo de incentivar a atualização da carteira vacinal de crianças, adolescentes e adultos, e garantir a proteção contra diversas doenças, a iniciativa está ligada à Campanha Nacional de Multivacinação promovida pelo Ministério da Saúde. Que acontece em todo o país ao longo de outubro.
Confira quais são as unidades que irão ofertar vacinação neste sábado (11), das 8h às 11h:
UBS Vitória Régia – Rua Paul Garfunkel, 2.000 – CIC
UBS Pompeia – R. João Batista Bettega Jr, 125 – Tatuquara
UBS Monteiro Lobato – Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara
UBS Uberaba de Cima – Rua Capitão Leônidas Marques, 1.392 – Uberaba
UBS São João Del Rey – Rua Realeza, 259 – Sítio Cercado
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Na capital paranaense, as vacinas do calendário nacional estão disponíveis em 108 pontos de vacinação, de segunda a sexta-feira, em todas as regionais da cidade. Durante o mês da campanha, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também vai abrir algumas unidades de saúde aos sábados, para facilitar o acesso da população à vacinação em horários alternativos (confira a programação do próximo sábado).
As informações sobre os imunizantes disponíveis, os endereços e horários de funcionamento das 108 unidades podem ser consultadas no site Imuniza Já Curitiba.
“A multivacinação é uma oportunidade para toda a população colocar em dia as vacinas e reforçar a proteção contra doenças preveníveis”, reforça a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Sarampo e Febre Amarela
Em Curitiba, o foco principal da campanha é a atualização das vacinas de rotina, com ênfase especial para sarampo e febre amarela, que ainda registram adultos com esquemas incompletos.
A vacina contra a febre amarela foi incluída no calendário para o país todo recentemente, em 2018. “Em relação à vacina contra o sarampo, era previsto anteriormente uma dose no calendário infantil e depois passou a duas doses. Por isso, alguns adultos podem não ter recebido esses imunizantes quando crianças e devem ficar atentos agora para completar o esquema vacinal”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira.
Esquema atual destas vacinas
Sarampo: o esquema vacinal completo é de duas doses da vacina, sendo a primeira aos 12 meses, e a segunda aos 15 meses. Adultos até 29 anos devem ter duas doses comprovadas. Entre 30 e 59 anos, é necessária pelo menos uma dose realizada na vida.
Febre amarela: o esquema vigente prevê uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos. Para pessoas de 5 a 59 anos, sem histórico vacinal ou esquema incompleto na infância, o recomendado é realizar ao menos uma dose.
“A SMS orienta que todos confiram sua situação vacinal e, caso não tenham o esquema completo, procurem a unidade de saúde mais próxima para se vacinar”, orienta a secretária.
*Com informações da PMC