- Atualizado há 5 meses
A obra estrutural de mobilidade com a maior envergadura da história da Lapa está prestes a sair do papel. A Prefeitura da Lapa lança o edital para contratação de empresa especializada para a construção da Ponte da Vila Palmira, que liga a cidade vizinha de São João do Triunfo pelo Rio Iguaçu, na localidade de Floresta São João.
A ponte, com uma extensão de 140 metros, duas faixas de tráfego, guarda corpo e passeio, foi viabilizada com recursos da Itaipu Binacional, por meio de solicitação do Prefeito Diego Ribas e o então prefeito Abimael do Valle. A demanda contou com o apoio dos Deputados Federais Beto Preto e Toninho Toninho Wandescherr e o Deputado Estadual Hussein Bakri.
A complementação será de responsabilidade das duas municipalidades.
É a maior obra do gênero para as duas cidades, que vai representar um salto no desenvolvimento de toda região. Além de atender a população em suas necessidades diárias, a ponte serve para o escoamento da safra agrícola, transporte de insumos, comércio em geral, atividades educacionais bem como atendimento em saúde.
Hoje a travessia é realizada por uma balsa. A navegação é restrita a dias com condições climáticas favoráveis e dependente do nível do rio.
O projeto técnico foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura da Lapa e a licitação foi marcada para o dia 27 de junho, respeitando todos os prazos legais que a complexidade da obra exige.