- Atualizado há 14 segundos
O Governo do Estado autorizou, nesta segunda-feira (18), a assinatura do contrato de execução das obras de implantação do Novo Corredor Metropolitano de Curitiba, ou novo Contorno Sul de Curitiba. A obra é o prolongamento da PR-423, e liga a BR-476, em Araucária, com a BR-116, na divisa de Curitiba com Fazenda Rio Grande. Os prefeitos de Curitiba, Eduardo Pimentel, e de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, destacaram a importância da obra.
“Maior obra metropolitana e agradecemos esse importante investimento. É o Contorno do Contorno. O Contorno Sul e Leste estão estrangulados. Percebo isso todos os dias quando passo por elas. A obra visa desafogar o Contorno e fazer uma integração importante entre Curitiba, Araucária, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais”, disse Pimentel.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Já o prefeito Marcondes salientou os benefícios que as obras trarão aos fazendenses. “Importância imensurável. Me preocupo com o transito até as cidades. Obra importantíssima, porque irão usar um caminho secundário ao contorno já existente. Aquele entrocamento da Ceasa, com essa obra, o fluxo vai ficar com mais agilidade”, destacou.
Serão 9,5 quilômetros com pista duplicada em concreto e sete obras de arte. Essa será a maior obra da Região Metropolitana de Curitiba, que promete desafogar o trânsito no Contorno Sul. O valor da contratação da obra é de R$ 336 milhões. Após concluído o licenciamento, o prazo de execução está estimado em 30 meses.
A obra é considerada fundamental para melhorar a fluidez do trânsito e otimizar o transporte entre a Capital e o Interior do Estado, e também favorecerá o desenvolvimento e ampliará a atração de novos investimentos para a RMC.
Estudos feitos pela Amep estimam que a obra reduzirá em cerca de 30% o fluxo de veículos que atualmente transitam entre a região Sul e o Interior por meio do Contorno Sul de Curitiba, que também receberá uma série de melhorias por estar incluído no Lote 1 do novo pacote de concessões rodoviárias do Estado.