Prefeito entrega 45 novos ônibus para atender 13 linhas do transporte de Curitiba; veja quais
Entrega de 45 novos ônibus. Curitiba, 28/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
29/04/25
às
6:53
- Atualizado há 5 horas
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O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta segunda-feira (28/4), no SmartPark do Jardim Botânico, mais 45 novos ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba. Com essa nova etapa, são 147 ônibus entregues desde o início do ano.
Os veículos fazem parte de um pacote de 202 novos ônibus que devem ser entregues até meados de maio. Os novos ônibus têm tecnologia Euro 6, a menos poluente na categoria diesel no mundo, que permitirão uma redução de emissões em torno de 1.850 toneladas de CO2e por ano.
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Os novos ônibus vão circular em 13 linhas importantes da cidade: 505-Boqueirão/Centro Cívico; 700-Pinheirinho/Cabral; 307-B.Alto/Sta Felicidade; 022-Inter 2 (horário); 022-Inter 2 (anti-horário); 304-Pinhais/C.Comprido; 607-Colombo/CIC; 216-Cabral/Portão; 650-Sta Rita/Pinheirinho; 684-Rio Bonito; 332-Acrópole; 322-Camargo; e 350-Atuba/Pinheirinho.
“Os ônibus serão colocados em linha importantes, como a metropolitana Colombo/CIC e o expresso Atuba/Pinheirinho, e que trazem tecnologia embarcada, são menos poluentes e têm câmeras internas ligadas à Muralha Digital, para prevenir assaltos e assédio”, ressaltou o prefeito. A Muralha Digital é o cerco de segurança da Prefeitura de Curitiba.
Prefeito Eduardo Pimentel entrega mais 45 novos ônibus. Curitiba, 28/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
Os ônibus têm outras facilidades. “Eles também vêm com tomada USB, para facilitar a vida do passageiro que precisa carregar seus dispositivos, e sinais sonoros, que auxiliam quem tem deficiência visual ou baixa visão”, disse o prefeito. Segundo ele, a meta é que o transporte coletivo da capital seja cada vez mais eficiente, com ônibus novos, sem atrasos e tarifa justa.
Categorias
Dos 45 modelos apresentados nesta segunda-feira, 30 são da categoria padrons ligeirinhos, dez são articulados intercambiáveis, dois são padrons intercambiáveis e três são articulados expressos.
Segundo o presidente a Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, somente os novos ônibus da categoria expresso reduzirão o intervalo da linha Atuba/Pinheirinho de 8 para 5 minutos. “A população ganha mais frequência na linha, além de conforto, com bancos estofados, tecnologia e segurança”, acrescentou Ogeny.
Com esse pacote de aquisições, serão 735 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.177 ônibus.
Entrega de 45 novos ônibus. Curitiba, 28/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
Acessibilidade
Todos os novos veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em braile, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante e estofamento em todos os bancos, sendo 20% destes destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência e segurança dos passageiros, todos os ônibus também estão equipados com placa lateral eletrônica para melhor identificação do trajeto do veículo e ainda com calhas verticais nas janelas para melhor circulação interna do ar em dias chuvosos.
Prioridade
O transporte coletivo é uma das prioridades da nova gestão. “Na minha primeira ação como prefeito lancei o Domingão paga Meia, com tarifa a R$ 3 para a população passear, ir à igreja, ao culto, visitar a família no domingo. Apresentamos também o Tarifa Zero para quem está à procura de emprego e já entregamos 147 novos ônibus. Estamos levando o transporte coletivo de Curitiba a um novo patamar, com melhoria de serviço e economia para os passageiros”, completou o prefeito.
Ônibus elétricos
Além de ônibus a diesel menos poluentes, a Prefeitura já adquiriu, no ano passado, sete ônibus elétricos, com zero emissões, que estão em operação nas linhas Interbairros I e Água Verde, e programa a aquisição, para 2025, de 54 ônibus elétricos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
Modelos adquiridos
2 padrons para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Mercedes O500M
5 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), com portas de ambos os lados (duplo ataque) para operação mista, de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Volvo B320R
6 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Volvo B320R
6 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Mercedes O500M
5 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V e chassi Volvo B320R
8 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V e chassi Mercedes O500M
5 articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Mercedes O500MA
5 articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Caio Millennium V e chassi Mercedes O500MA
3 articulados para operação na categoria Expresso, de carroceria Marcopolo Viale Express e chassi Mercedes O500MDA
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