PUBLICIDADE
Litoral /
POLÍTICA

Prefeito de Guaratuba aponta “crise estrutural e financeira” e decreta estado de emergência

Segundo prefeito, medida visa garantir a continuidade de serviços essenciais no município
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guaratuba
Segundo prefeito, medida visa garantir a continuidade de serviços essenciais no município

Redação Nosso Dia

12/01/25
às
13:38

- Atualizado há 2 dias

Compartilhe:

O prefeito de Guaratuba, no litoral paranaense, Maurício Lense, decretou na última sexta-feira (10) uma situação de Emergência Administrativa na cidade. A decisão, formalizada no Diário Oficial nº 1166, terá validade inicial de 30 dias e pode ser prorrogada conforme necessário. O objetivo é assegurar a manutenção de serviços públicos essenciais como saúde, educação, transporte, assistência social e limpeza urbana.

“É uma situação caótica. A parte de drenagem dos canais, que teria sido feita preventivamente no ano passado, que todo o final de ano acontece, não foi feita. Também não foi feito o trabalho de obstrução das galerias pluviais, o que vem ocasionando com a chuva, uma série de alargamentos nas unidades, provocando todo o desconforto para a nossa população. Também não recebemos nenhum equipamento em ordem. Parte da nossa Secretaria de Obras não tem sequer um material para ser usado para recalcular essas questões da cidade”, enumerou o prefeito em entrevista coletiva.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Segundo Lense, um balanço da primeira semana de gestão revelou graves problemas estruturais, administrativos e financeiros, levando à necessidade de autorizar contratações emergenciais para a continuidade dos serviços. A Secretaria de Administração também foi orientada a elaborar um relatório detalhado sobre os desafios encontrados e as medidas adotadas, que será enviado ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ministério Público (MPPR) e Câmara Municipal. “Temos apenas uma ambulância em condições de uso no município”, destacou o prefeito.

Gestões anteriores e resposta de Roberto Justus

Guaratuba esteve sob administração da família Justus por mais de uma década. Entre 2017 e 2024, Roberto Justus, filho do deputado estadual Nelson Justus, foi prefeito da cidade, sucedendo Evani Justus, tia do atual gestor Maurício Lense.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias