- Atualizado há 41 segundos
O prefeito de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, Marco Marcondes, e outros quatro envolvidos na Operação Fake Care foram denunciados pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), na tarde desta terça-feira (14). Além do prefeito, o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Alberto Martins de Faria; o secretário municipal da Fazenda, Francisco Roberto Barbosa; o empresário Samuel Antônio da Silva Nunes e o comentarista esportivo Fernandes Gomes estão sendo denunciados por desviar dinheiro público da saúde do município. Um novo nome apareceu na denúncia do MPPR: a mãe do auditor do TCE-PR, Ângela Maria Martins de Faria.
Segundo o MPPR, o grupo formava uma organização criminosa que direcionava contratos de uma empresa responsável por testes rápidos e levantamentos estatísticos. O objetivo seria desviar verbas públicas e pagar propina a servidores de alto escalão. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 10 milhões.
O Ministério Público apresentou denúncia contra o prefeito e o secretário de Fazenda Rio Grande pelos crimes de organização criminosa, contratação direta ilegal, peculato (desvio de dinheiro público) e corrupção passiva majorada. O empresário apontado como proprietário da AGP Saúde e o auditor do TCE-PR também foram denunciados, com a inclusão do crime de lavagem de dinheiro. Para o MPPR, o auditor Alberto Martins de Faria é o líder do esquema criminoso. As informações em detalhes estão no Blog Politicamente.
O comentarista esportivo Fernando Gomes foi denunciado por organização criminosa e corrupção ativa majorada. Na noite de segunda-feira (13), o Tribunal de Justiça converteu a prisão preventiva dele em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas. Já Ângela Maria Martins de Faria, mãe do auditor do TCE-PR, responde pelo crime de lavagem de dinheiro.
Diante das prisões, o vice-prefeito de Fazenda Rio Grande, Luiz Sérgio Claudino, conhecido como Serjão, assumiu interinamente, nesta segunda-feira (13), a chefia do Poder Executivo Municipal.
De acordo com nota oficial divulgada pela Prefeitura, todas as secretarias e órgãos municipais seguem operando normalmente, garantindo a continuidade dos serviços públicos à população. A administração reforçou ainda o compromisso “com a transparência, a legalidade e o interesse público”.