PUBLICIDADE
Litoral do Paraná /
ENTRETÊ

“Pra dizer Adeus”: Fechando o Verão Maior, Titãs reúnem multidão de 105 mil pessoas em Matinhos

Verão Maior bateu recorde absoluto de público nesta edição, reunindo 1.820.000 pessoas ao longo de sete fins de semana, que puderam acompanhar 33 shows gratuitos
Matinhos, 22 de fevereiro de 2025 - Show da banda Titãs no paldo do Verão Maior Paraná em Caiobá. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN
Verão Maior bateu recorde absoluto de público nesta edição, reunindo 1.820.000 pessoas ao longo de sete fins de semana, que puderam acompanhar 33 shows gratuitos

Redação com AEN

23/02/25
às
11:43

- Atualizado há 4 meses

Compartilhe:

Um dos principais nomes do rock nacional, a banda Titãs fechou com chave de ouro a programação de shows do Verão Maior Paraná no Litoral do Estado. Cerca de 105 mil pessoas cantaram os sucessos que marcam os 41 anos de carreira da banda paulista, que se apresentou em Matinhos neste sábado (22).

Com os dois últimos shows da temporada – além dos Titãs, a dupla Rick & Renner se apresentou neste sábado para 25 mil pessoas em Pontal do Paraná – o Verão Maior bateu recorde absoluto de público nesta edição, reunindo 1.820.000 pessoas ao longo de sete fins de semana, que puderam acompanhar 33 shows gratuitos de músicas, bandas e duplas de grande destaque nacional.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

    Para os vocalistas Branco Melo e Sérgio Britto, poder reunir essa multidão em uma apresentação gratuita na praia é motivo de orgulho. “É sempre bom tocar no Paraná, e aqui em Matinhos é a primeira vez que a gente toca. Estar em um festival tão grande, com tanta gente, é sempre uma alegria enorme”, disse Sérgio. “É uma maravilha estar aqui. Tocar para as pessoas de graça é sempre uma delícia”, afirmou Branco.

    Os músicos destacaram o público, com famílias inteiras aproveitando juntas o show no Litoral paranaense, o que mostra o quanto a trajetória da banda atravessou gerações. “A cultura brasileira é muito rica, e é bacana você ver que tudo pode ser representado. Temos música que tocam todo o tipo de gente, com sucessos que qualquer pessoa conhece, como ‘Sonífera Ilha’, ‘Epitáfio’ e ‘Diversão’. Tem muitas assim no nosso repertório. É uma alegria ver isso realizado de cima do palco”, ressaltou Britto. “A gente vê muitas famílias, acontece muito os pais passarem seu gosto para os filhos”.

      Foi justamente o que aconteceu com Clareci de Melo Liça e Maria Vitória de Melo Liça, mãe e filha, de 55 e 16 anos. Clareci foi a um show da banda em 1988, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Mais de 30 anos depois, Maria Vitória conheceu os Titãs pesquisando os clássicos do rock nacional, e a apresentação em Matinhos é a primeira que ela vê da banda. 

      “Eu gosto de rock desde pequena, foi amor à primeira vista. Fui conhecendo bandas, comecei a ouvir rock nacional e conheci os Titãs, que se tornaram uma das minhas bandas favoritas”, contou Maria Vitória. “Eles marcaram muitas gerações, porque música boa é assim, vai passando de geração para geração. E ver eles de graça é simplesmente sensacional, uma ótima oportunidade”.

      Para a Clareci, compartilhar este momento com a filha foi um marco. “Eu era um pouco mais velha do que ela quando comecei a ouvir e em 1988 pude vê-los ao vivo pela primeira vez. Foi uma surpresa e uma alegria ver minha filha descobrindo aquilo que eu ouvia. Está no sangue”, disse. “Agora foi a oportunidade de reviver o meu tempo e ver ela curtir o momento dela. E foi a melhor escolha, porque a estrutura aqui é muito boa, bem segura. A segurança está realmente bem reforçada”. 

        As músicas dos Titãs também marcaram a adolescência do publicitário Nicolas Martins, de 30 anos, que mora em Paranaguá. “Comecei a escutar na adolescência, por causa dos meus pais, e no começo do ano, quando vi que eles estariam aqui, falei que era um show que eu não podia perder”, contou. “Já estava prevendo que iria chorar o show inteiro, principalmente nas músicas que eu cresci ouvindo, ‘Epitáfio’ e ‘Enquanto Houver Sol’”. 

        Adeline Fronczak, que trabalho como caixa, veio com a família da cidade de Rebouças e programou as férias justamente para curtir os shows do Verão Maior. “Já é o segundo ano que a gente vem para a temporada de shows. Ano passado participamos também, mas agora conseguimos ficar mais dias para aproveitar melhor”, explicou. “Está superando a cada dia. A gente chega aqui com uma ideia e quando vê os shows surpreendem ainda mais. Saímos daqui super felizes”.

        SHOWS GRATUITOS – Nos últimos sete fins de semana, o público pode acompanhar gratuitamente uma grade de 33 shows nas Arenas Verão Maior em Matinhos e Pontal do Paraná, acompanhando artistas de diferentes estilos. Para isso, o Governo do Estado preparou uma estrutura de ponta, com banheiros, palcos, telões, luzes e som de qualidade, além de um reforço no policiamento.

          Desta forma, o Verão Maior Paraná se consolidou como o maior festival de verão gratuito do Brasil e o público recorde pode ver de perto artistas sertanejos como Luan Santana, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Fernando & Sorocaba e César Menotti & Fabiano; grandes nomes do samba e pagode, incluindo Péricles, Alexandre Pires e Sorriso Maroto; e também do pop rock, como Titãs e Jota Quest.

          Somente neste último fim de semana, os quatro grandes shows reuniram 247 mil pessoas nas duas cidades. Além das apresentações que encerraram a programação neste sábado, Fernando & Sorocaba trouxe várias surpresas e interações para um público de 89 mil pessoas em Matinhos na sexta-feira (21), enquanto George Henrique & Rodrigo reuniram 25 mil pessoas em Pontal.

          Em Pontal do Paraná, 28 mil pessoas cantam com Rick & Renner os grandes sucessos da dupla 

          Após uma temporada inesquecível, com 33 grandes shows e um público de 1,82 milhão de pessoas, o Verão Maior Paraná 2025 chegou ao fim neste sábado (22), despontando como o maior festival gratuito do Brasil. No palco de Pontal do Paraná, a despedida ficou por conta da icônica dupla Rick & Renner, que levou um repertório repleto de sucessos e fez 28 mil pessoas cantarem juntos ao som de clássicos como “Ela é Demais”, “Nos Bares da Cidade”, “Casa de Caboclo” e “Escolta de Vagalumes”.

          Com mais de 10 milhões de discos vendidos e uma trajetória de quase quatro décadas, a dupla emocionou o público e celebrou a conexão com os fãs.

          A dupla Rick e Renner durante a apresentacao do seu show dentro da programacao do Verao Maior Parana, em Pontal do Paarana – 22/02/2025 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

          “É uma honra para nós estarmos aqui, ainda mais com essa estrutura. Diferente do que a gente vê no dia a dia, com essa magnitude. Para nós é um presente estar no Paraná mais uma vez”, comemorou Rick.

            “O Paraná é um estado maravilhoso, com gente que trabalha muito e que sempre nos acolheu bem, inclusive uma das nossas composições ‘Casa de Caboclo’ são os paranaenses os que mais escutam”, revelou Renner.

            A última apresentação teve um gostinho de “quero mais” da multidão que se reuniu para acompanhar a apresentação dos sertanejos. Para Marlene da Silva, profissional de marketing de Curitiba, já é hora de começar a pensar no próximo festival. “Vim em três shows do Verão Maior e acompanhei outros pela televisão. Agora vou me organizar para vir em mais no ano que vem. Curitibano é meio pacato, mas adora se divertir e ter essa oportunidade ver esses grandes shows de graça é muito importante”, acredita.

            Já o terapeuta Levvy Eller, que mora em Pontal do Paraná, diz que os shows são bons para a cidade. “Achei muito legal, um grande investimento que valorizou muito todo o Litoral e para quem mora aqui isso é ótimo. Fui em alguns shows de Matinhos também e hoje, no último, não dava para perder”, afirmou.

              BANDA DA PM – Antes de Rick & Renner subirem no palco de Pontal, o show ficou por conta de outra sensação do Verão Maior Paraná: a Banda da Polícia Militar do Estado. A banda, que conta com policiais fardados cantando sertanejo, rock nacional e internacional e pop, viralizou nas redes sociais tocando nos palcos sunset e conquistou os veranistas.

              Tanto sucesso fez com que a banda passasse a abrir para os grandes shows do festival. “Foi histórico para nós. Jamais vamos esquecer desse momento. Acho que o mais incrível foi a recepção do público, aplaudindo a Polícia Militar, entendendo nosso trabalho de servir e proteger a comunidade”, disse o maestro da banda, o capitão Elizeu da Silva.

              Além de abrir para os shows, os integrantes da PM foram chamados e deram algumas “palhinhas” com César Menotti & Fabiano e Michel Teló.

                BALANÇO EM PONTAL – O Verão Maior Paraná contou com 14 apresentações na arena de Pontal do Paraná, reunindo artistas de diversos estilos. Nomes como Péricles, Guilherme & Santiago, Felipe Araújo e Sambô passaram pelo palco montado no Centro de Eventos Marisol, levando entretenimento para moradores e turistas. Ao todo, os shows levaram 342 mil pessoas ao palco de Pontal.

                O recorde de público ficou com a dupla veterana Rionegro & Solimões, que arrastou impressionantes 30 mil pessoas para o show que aconteceu no dia 15 de fevereiro.

                TÁ SABENDO?

                ENTRETÊ

                PUBLICIDADE
                © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias