- Atualizado há 3 horas
Durante evento de entrega de investimentos do novo PAC, realizado nesta sexta-feira (4) em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann, afirmou que o partido deve apresentar candidatura própria ao governo do Paraná nas eleições de 2026.
“Possivelmente a gente vá apresentar uma candidatura, sim. O PT pode ter um candidato ao governo, possa ter um candidato ao Senado, fazer alianças para o Senado, mas tudo isso vai ser discutido após essa data de domingo”, afirmou Gleisi ao Portal Nosso Dia.
O processo interno do partido mencionado pela ministra é a eleição direta que acontece neste domingo (7), quando a legenda define seus novos dirigentes em todo o país, incluindo a presidência nacional, estadual e os diretórios municipais. Só depois disso, segundo ela, é que começam oficialmente as conversas sobre os rumos do partido nas eleições de 2026.
“Agora, nesse domingo, o PT faz uma eleição para seus novos dirigentes. É uma eleição direta que mobiliza a nossa militância em todo o Brasil. Nós vamos eleger o presidente nacional, o novo presidente estadual aqui no Paraná e os presidentes dos diretórios municipais. Então, só depois de domingo, com essa eleição, é que a gente vai começar a discussão do processo eleitoral de 2026”, destacou.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Até o momento, o PT ainda não anunciou nomes cotados para a disputa. Por outro lado, o governador Ratinho Junior (PSD), em seu segundo mandato, não poderá se reeleger, mas é esperado que apoie um candidato à sua sucessão. Com forte presença política no estado, Ratinho deve desempenhar papel central na disputa.