RMC /
RMC

Por que Pinhais foi eleita a cidade mais sustentável do Brasil no prêmio “Cidades Excelentes”

Município da Região Metropolitana de Curitiba se consolida como referência nacional em sustentabilidade e inovação urbana
Porque Pinhais foi eleita a cidade mais sustentável do Brasil no prêmio "Cidades Excelentes"
Município da Região Metropolitana de Curitiba se consolida como referência nacional em sustentabilidade e inovação urbana

Angelo Binder

05/04/25
às
14:54

- Atualizado há 2 dias

Compartilhe:

Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), mais uma vez se destaca no cenário nacional ao ser eleita a cidade mais sustentável do Brasil na categoria acima de 100 mil habitantes pelo Prêmio Band Cidades Excelentes. O reconhecimento reforça os avanços da gestão municipal na preservação ambiental e na melhoria da qualidade de vida da população. Este é o segundo ano consecutivo que o município conquista esse título, consolidando sua posição de referência em sustentabilidade.

Gestão ambiental premiada

O Prêmio Band Cidades Excelentes, em sua 4ª edição especial denominada “Evolução”, avaliou o desempenho dos municípios ao longo dos últimos quatro anos, destacando aqueles que mantiveram ou aprimoraram seus indicadores. Tricampeã estadual na categoria Sustentabilidade, Pinhais garantiu novamente a melhor posição no Paraná e se sobressaiu entre as cidades brasileiras.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, reforçou a importância das iniciativas sustentáveis implementadas na cidade. “Cada ação tem um olhar para o futuro. Trabalhamos para preservar os recursos naturais e proporcionar uma cidade mais verde, consciente e preparada para as próximas gerações”, destacou.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Destaque nacional e novas conquistas

Além do Prêmio Band Cidades Excelentes, Pinhais também recebeu o Selo Caixa de Gestão Sustentável, concedido pela Caixa Econômica Federal. Essa distinção reconhece municípios que se destacam na administração pública por suas práticas eficientes, transparência e capacidade de investimento.

Foto: Prefeitura de Pinhais

Parc Autódromo: inovação e sustentabilidade

Pinhais segue inovando com projetos que integram sustentabilidade e urbanismo. Um dos destaques é o Parc Autódromo, maior empreendimento imobiliário do Paraná, que será desenvolvido no antigo Autódromo Internacional de Curitiba. O projeto, idealizado pelo urbanista Jaime Lerner, prevê um bairro planejado com moradias, áreas verdes, espaços comerciais e opções de lazer.

Com 560 mil metros quadrados, sendo 130 mil de áreas verdes e de lazer, o Parc Autódromo valoriza a mobilidade urbana e a convivência sustentável. O bairro foi projetado para oferecer todas as comodidades a poucos minutos de caminhada, priorizando a qualidade de vida dos moradores.

O menor município em extensão territorial do Paraná vai receber o maior empreendimento imobiliário do Estado. Conecta a cidade mais inteligente do mundo, Curitiba, a Pinhais, a cidade mais sustentável do Brasil, de acordo com prêmios nacionais e internacionais. 

O Parc Autódromo contará com infraestrutura completa, incluindo farmácias, supermercados, escolas, clínicas, hub de inovação e um parque com lago, além de preservar quatro quilômetros do antigo circuito do autódromo para ciclismo e corridas.

O projeto foi desenvolvido pela Bairru, empresa curitibana de desenvolvimento imobiliário, e conta com a assinatura do urbanista Jaime Lerner. “Ficamos nove anos em negociações até lançar esse projeto. Ele foi inspirado nas melhores cidades do mundo para se viver, como Viena, Barcelona, Copenhague, Zurique e Curitiba, que têm as pessoas como prioridade”, explicou Fernando Bau, CEO da Bairru.

Além de residências e áreas comerciais, o bairro contará com espaços de lazer, incluindo arena esportiva multiuso, playgrounds, academia, áreas para pets e um mercado gastronômico. A mobilidade urbana é um dos focos centrais do projeto, garantindo que tudo esteja acessível por meio de caminhadas.

Saneamento em destaque

Pinhais tem o melhor desempenho no Estado em água e saneamento, com índice de 98,19 no estudo divulgado pelo Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil) em 2024. O resultado coloca Pinhais à frente dos 30 municípios, além da capital Curitiba, com saneamento universalizado e com indicadores acima dos 90%, segundo dados da Sanepar.

O Índice de Progresso Social Brasil, desenvolvido por meio da metodologia do Social Progress Imperative, é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.

O índice mede a realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do país, e proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos.

Em seu componente de Água e Saneamento, o IPS afere:

• Abastecimento de Água via Rede de Distribuição (% de domicílios). Fonte: CadÚnico/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) (https://bit.ly/3RT7B45);

◦ Definição: porcentagem das famílias inscritas no CadÚnico morando em domicílios com serviço de abastecimento de água adequado, incluindo rede geral de distribuição.

• Esgotamento Sanitário Adequado (% de domicílios). Fonte: CadÚnico/MDS (https://bit.ly/4eIr6GB);

◦ Definição: porcentagem das famílias inscritas no CadÚnico morando em domicílios com serviço de coleta de esgoto adequado, incluindo os sistemas de esgoto canalizado e fossas sépticas.

• Índice de Abastecimento de Água (% da população). Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS)/Ministério das Cidades (https://bit.ly/45P1tQk);

◦ Definição: índice de atendimento total com o serviço de abastecimento de água em relação à população atendida, informada pelos prestadores de serviços de saneamento, e a população total residente, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

• Índice de Perdas de Água na Distribuição (% do volume de água fornecido perdido na distribuição). Fonte: SNIS/Ministério das Cidades (https://bit.ly/45P1tQk);

◦ Definição: índice de perdas de água na rede de distribuição, informada pelos prestadores de serviços de saneamento.

Compromisso com o futuro

A sustentabilidade em Pinhais se reflete em diversas iniciativas estruturais, incluindo a ampliação de áreas verdes, gestão eficiente de resíduos, investimentos em eficiência energética, incentivo à mobilidade urbana sustentável e programas de educação ambiental.

Com um histórico sólido de conquistas, a cidade traça novos objetivos para os próximos anos, como a expansão da arborização urbana, projetos inovadores de saneamento ambiental e a aplicação de tecnologia avançada para otimizar recursos e reduzir impactos ambientais.

Exemplo para outras cidades

A trajetória de Pinhais como referência em sustentabilidade é uma prova de que é possível aliar desenvolvimento urbano e preservação ambiental. A continuidade de políticas públicas eficientes, aliada ao engajamento da população, coloca o município como um modelo para outras cidades brasileiras que buscam um futuro mais verde e equilibrado.

TÁ SABENDO?

RMC

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias