Paraná /
SEGURANÇA

Por licitação, 93 cães serão “contratados” pelo Governo do Paraná para reforçar segurança pública

A medida foi anunciada pelo governador a Ratinho Jr, que destacou a importância dos cães no reforço da estrutura policial
A medida foi anunciada pelo governador a Ratinho Jr, que destacou a importância dos cães no reforço da estrutura policial

Governo do Estado vai reforçar atuação de cães em atividades policiais no Paraná. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

05/02/25
às
13:55

- Atualizado há 53 segundos

Compartilhe:

O Governo do Estado do Paraná anunciou a aquisição de 93 novos cães para fortalecer as operações das forças de segurança estaduais. Os animais serão “contratados” (comprados) por meio de um processo licitatório conduzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), com investimento estimado em R$ 5,5 milhões.

A medida foi anunciada pelo governador Ratinho Jr, que destacou a importância dos cães no reforço da estrutura policial. “Eles são fundamentais não apenas no policiamento ostensivo, mas também no combate ao tráfico de drogas, resgate de vítimas de desastres e em ações de fiscalização”, afirmou.

Atualmente, o Paraná conta com aproximadamente 200 cães distribuídos entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros. Com a nova aquisição, o efetivo aumentará em cerca de 50%, ampliando a capacidade operacional das equipes especializadas.

Cães treinados para diversas funções

Dos 93 cães previstos no edital, 78 serão adquiridos já adultos, treinados para suas funções específicas, enquanto outros 15 serão filhotes, que passarão por um treinamento especializado. As raças foram definidas com base nas necessidades operacionais, incluindo pastores alemão, belga e holandês, labradores, beagles, bloodhounds, border collies, entre outros.

A aquisição seguirá um cronograma gradual, com os cães sendo entregues em lotes ao longo de um ano. Segundo a Sesp, o modelo adotado visa maior eficiência no uso dos recursos públicos, eliminando a necessidade de criar matrizes para reprodução ou depender exclusivamente de doações.

Companhia Independente de Operações com Cães

Em 2023, o governo elevou o status da unidade especializada da Polícia Militar na atuação com cães, criando a Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC). A unidade, que antes era subordinada ao Batalhão de Polícia de Choque, agora responde diretamente ao Comando de Missões Especiais da PMPR.

Com a chegada dos novos cães, a CIOC reforçará operações de busca e apreensão, patrulhamento e combate ao crime organizado. A expectativa é que o treinamento dos novos animais ocorra rapidamente, permitindo que eles entrem em operação em até 30 dias após a chegada.

A Sesp também estuda a implementação de um modelo similar ao K9 dos Estados Unidos, onde os cães passam a viver com os policiais responsáveis por eles. Esse sistema fortalece o vínculo entre o animal e o agente, melhorando o desempenho operacional e garantindo maior bem-estar aos cães.

TÁ SABENDO?

SEGURANÇA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias