- Atualizado há 9 segundos
Por fraude em cota de gênero, a ex-prefeita e ex-deputada Beti Pavin (MDB), de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, se tornou inelegível. A decisão, tomada nesta segunda-feira, cassa ainda o mandato do único vereador do MDB na cidade, Elcio do Aviário, que deverá ser substituído por Anderson Prego (PT), que foi o mais votado em 2024 com 2.950 votos. Todos os membros do partido foram declarados inelegíveis, em votação aprovada por 6 votos a 1.
Segundo o TRE-PR, a candidatura da Professora Angela Uber ao cargo de vereadora foi apenas formal, utilizada para cumprir a cota mínima de participação feminina exigida por lei. De acordo com a decisão, Angela, que também foi declarada inelegível, obteve apenas nove votos entre mais de 119 mil eleitores e recebeu R$ 1.028,50 destinados à campanha. O tribunal apontou ainda que ela não realizou ações efetivas de campanha e apresentou uma prestação de contas apenas simbólica, o que levou a cassação dos membros do MDB.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O processo foi instaurado após um pedido de investigação por parte da Federação Brasil da Esperança de Colombo, composta pelo PT, PCdoB e PV, alegando que nem mesmo a candidata votou nela mesma. “tratando-se de candidatura fictícia, sem campanha efetiva, com votação inexpressiva e ausência de movimentação financeira relevante”.
Anderson Prego, que com a decisão deve assumir uma cadeira na Câmara de Colombo após a recontagem de votos, comemorou a decisão. “Ficou reconhecida a fraude de gênero na chapa do MDB na nossa cidade. Com isso, haverá uma nova totalização de votos e eu devo assumir na Câmara de Vereadores. Hoje foi pacificado em segunda instância e devemos assumir a cadeira na Câmara Municipal. Vamos fazer política ética, transparente e dedicada à cidade”, disse em vídeo.
Beti Pavin foi prefeita de Colombo por quatro mandatos, entre 1997 e 2004 e entre 2013 e 2020. No ano passado, ela teve 19,04% dos votos e foi derrotada por Helder Lazarotto (PSD), que recebeu 73,45% dos votos do eleitorado.
As defesas poderão recorrer da decisão. O Portal Nosso Dia entrou em contato com Beti Pavin e a Câmara Municipal de Colombo e aguarda um retorno. O espaço permanece aberto também aos demais citados.