PUBLICIDADE
Litoral /
DIA A DIA

Ponte de Guaratuba avança 24 horas por dia durante o Carnaval e chega a 91% das obras

Construção mantém 690 trabalhadores em três turnos e acelera fase final do trecho estaiado
Foto: Geraldo Bunniak/AEN
Construção mantém 690 trabalhadores em três turnos e acelera fase final do trecho estaiado

Redação com AEN

17/02/26
às
16:25

- Atualizado há 18 segundos

Compartilhe:

Mesmo durante o Carnaval, período em que cerca de 500 mil pessoas passaram pelo Litoral no último fim de semana, a obra da Ponte de Guaratuba segue em ritmo intenso, com atividades ininterruptas, 24 horas por dia. As equipes mantêm três turnos diários para garantir o cumprimento do cronograma.

Atualmente, 690 trabalhadores atuam diretamente no canteiro. O reforço nas frentes de serviço tem permitido avanços significativos, especialmente no trecho estaiado, considerado o segmento mais complexo da estrutura.

De acordo com boletim divulgado em 10 de fevereiro pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que fiscaliza os trabalhos executados pelo Consórcio Nova Ponte, a construção já atingiu 91% de execução total.

No apoio 4, foram concretados 12 pares de aduelas, somando 147 metros executados pelo método dos balanços sucessivos. No apoio 5, o avanço chega a 13 pares de aduelas e 157 metros concluídos, restando apenas a aduela de fechamento lateral do lado direito.

A instalação dos estais — cabos de aço que sustentam o vão central — também evoluiu, com 11 pares já fixados em cada mastro dos apoios 4 e 5. No trecho pré-moldado, o lançamento das 160 vigas longarinas previstas foi finalizado, abrindo caminho para a etapa de conclusão do tabuleiro e dos acabamentos finais, como pavimentação, drenagem, iluminação e implantação da ciclovia.

Os acessos à ponte também avançam simultaneamente nos dois lados da baía, ligando Guaratuba a Matinhos. Ao todo, estão previstos 50 mil metros quadrados de camadas estruturais e 70 mil metros quadrados de revestimento asfáltico, incluindo o tabuleiro da ponte.

A nova estrutura vai substituir o atual sistema de travessia por balsas, ampliando a capacidade de fluxo e garantindo mais segurança e previsibilidade no deslocamento, especialmente durante a alta temporada no Litoral.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias