- Atualizado há 4 meses
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
Os canteiros laterais da Linha Verde, no bairro Fanny, estão mais ainda mais verdes e receberam nesta segunda-feira (24/6) o plantio da árvore símbolo de Curitiba e do Paraná. Para celebrar o Dia Nacional da Araucária, 24 de junho, a Prefeitura fez o plantio de 100 mudas de araucárias nos canteiros da Linha Verde. As novas araucárias vão garantir os pinhões para as proximas gerações.
A ação também faz parte do desafio das 100 mil árvores para Curitiba. A Prefeitura está próxima de atingir a marca de 500 mil árvores plantadas na cidade, desde 2019.
Todas as mudas de araucárias plantadas nesta segunda-feira (24/6) foram cultivadas no Horto Municipal do Guabirotuba e já estão com três anos. No mesmo local, a Prefeitura já plantou outras araucárias, desde 2019, quando teve início o desafio das 100 mil árvores para Curitiba. Algumas araucárias já estão com 7 anos e ajudando a retirar o gás carbônico da atmosfera.
O superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil, explicou que além das 100 araucárias plantadas nesta segunda-feira (24/6), outras 231 serão plantadas na sequência.
“Vamos fechar o número de 331 araucárias plantadas neste trecho da Linha Verde, para marcar também o aniversário dos 331 anos que Curitiba completou no dia 29 de março. Aqui tem bastante espaço no canteiro e vamos fazer mais uma fileira de araucárias. Daqui a alguns anos teremos uma floresta preservada aqui”, afirmou Jean Brasil.
Além da preservação da espécie, as novas araucárias também vão ajudar a diminuir as ilhas de calor, ajudar na permeabilidade do solo em dias de chuvas e servir de abrigo para a fauna curitibana.
Segundo o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, o plantio das araucárias é muito importante para o meio ambiente. “Essa espécie está na lista das ameaçadas de extinção. Esse plantio representa essa busca pela preservação da araucária. Aqui temos bastante espaço para fazer o plantio das araucárias que vão crescer e trazer pinhões para as gerações futuras”, explicou Roloff.
O plantio também foi acompanhado pelo diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine.
Os plantios feitos pela Prefeitura de Curitiba, aliados a iniciativas como o uso de novas energias, avanço da matriz verde, grandes obras socioambientais e estímulo ao uso do transporte público, integram o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.