PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Plantios de araucárias na Linha Verde vão garantir pinhões para as gerações futuras de Curitiba

Todas as mudas de araucárias plantadas nesta segunda-feira (24/6) foram cultivadas no Horto Municipal do Guabirotuba
Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, planta 100 araucárias na Linha Verde em comemoração ao Dia Nacional da Araucária. Curitiba, 24/06/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Todas as mudas de araucárias plantadas nesta segunda-feira (24/6) foram cultivadas no Horto Municipal do Guabirotuba

Redação com SMCS

24/06/24
às
16:06

- Atualizado há 4 meses

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

Os canteiros laterais da Linha Verde, no bairro Fanny, estão mais ainda mais verdes e receberam nesta segunda-feira (24/6) o plantio da árvore símbolo de Curitiba e do Paraná. Para celebrar o Dia Nacional da Araucária, 24 de junho, a Prefeitura fez o plantio de 100 mudas de araucárias nos canteiros da Linha Verde. As novas araucárias vão garantir os pinhões para as proximas gerações.

A ação também faz parte do desafio das 100 mil árvores para Curitiba. A Prefeitura está próxima de atingir a marca de 500 mil árvores plantadas na cidade, desde 2019.

Todas as mudas de araucárias plantadas nesta segunda-feira (24/6) foram cultivadas no Horto Municipal do Guabirotuba e já estão com três anos. No mesmo local, a Prefeitura já plantou outras araucárias, desde 2019, quando teve início o desafio das 100 mil árvores para Curitiba. Algumas araucárias já estão com 7 anos e ajudando a retirar o gás carbônico da atmosfera.

O superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil, explicou que além das 100 araucárias plantadas nesta segunda-feira (24/6), outras 231 serão plantadas na sequência. 

“Vamos fechar o número de 331 araucárias plantadas neste trecho da Linha Verde, para marcar também o aniversário dos 331 anos que Curitiba completou no dia 29 de março. Aqui tem bastante espaço no canteiro e vamos fazer mais uma fileira de araucárias. Daqui a alguns anos teremos uma floresta preservada aqui”, afirmou Jean Brasil.

Além da preservação da espécie, as novas araucárias também vão ajudar a diminuir as ilhas de calor, ajudar na permeabilidade do solo em dias de chuvas e servir de abrigo para a fauna curitibana.

Segundo o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, o plantio das araucárias é muito importante para o meio ambiente. “Essa espécie está na lista das ameaçadas de extinção. Esse plantio representa essa busca pela preservação da araucária. Aqui temos bastante espaço para fazer o plantio das araucárias que vão crescer e trazer pinhões para as gerações futuras”, explicou Roloff.

O plantio também foi acompanhado pelo diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine.

PlanClima

Os plantios feitos pela Prefeitura de Curitiba, aliados a iniciativas como o uso de novas energias, avanço da matriz verde, grandes obras socioambientais e estímulo ao uso do transporte público, integram o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Benefícios das árvores em vias públicas

  • Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição;
  • Ajudam a controlar a temperatura urbana;
  • Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas;
  • Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado;
  • Causam bem-estar psicológico e físico;
  • Servem de abrigo e de alimentação para a fauna silvestre urbana.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias