- Atualizado há 20 horas
Daqui a alguns anos, a Rua João Bettega, principal ligação entre os bairros Portão e CIC, ficará mais fresquinha, com ar puro e uma bela florada em tons roxos nos meses de dezembro. Nesta quinta-feira (10/7), as equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, fizeram o plantio de 80 jacarandás no canteiro central da João Bettega, na altura da esquina com a Avenida das Indústrias, no bairro Portão.
De acordo com o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, a João Bettega terá um total 800 novas árvores. Em setembro de 2024, a Prefeitura já havia plantado 550 mudas das espécies extremosa e ipê-amarelo, nas laterais da rua e nos canteiros das calçadas. Agora, o canteiro central ganhará 250 jacarandás, incluindo os primeiros 80 desta quinta-feira.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo Roloff, essas são as primeiras espécies de jacarandás produzidas no Horto Municipal do Guabirotuba com a técnica de sustentação vertical em espaldeiras, também conhecida como varal.
Antes de ir para o plantio na João Bettega, elas ficaram 3 anos se desenvolvendo no Horto Municipal do Guabirotuba. Já chegaram com o padrão ideal para o plantio em vias urbanas, com 1,80 metro de altura.
“Para o canteiro central da João Bettega nós escolhemos o jacarandá por ser uma espécie de grande porte. Aqui tem espaço, são três metros de largura do canteiro e as árvores terão um desenvolvimento muito bom, fazendo uma cobertura vegetal importante”, explicou Roloff.
“E o principal, as árvores vão permitir a diminuição considerável da temperatura dessa via e trazer um embelezamento paisagístico novo para essa região”, definiu o diretor de Arborização e Produção Vegetal.
Para o plantio dos jacarandás, as equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal abriram anteriormente 250 berços. O plantio total deve ser finalizado até o mês de agosto.
Nesta quinta-feira, o trabalho também foi acompanhado pela engenheira florestal Bruna Casanova e pela engenheira agrônoma Luana Voloxen.
Os novos jacarandás fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil árvores nos próximos quatro anos na cidade. Desde o início de janeiro deste ano já foram plantadas mais de 93 mil novas árvores em Curitiba.
O Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgado no dia 17 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou Curitiba como a quarta capital mais arborizada do Brasil, atrás apenas de Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Palmas (TO).
A média nacional de ruas que possuem pelo menos uma árvore é de 66%. Em Curitiba, esse índice é de 85,2%.