PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Plantio de ipês-brancos vai criar corredor verde no Centro entre as praças Osório e Rui Barbosa

As árvores já estão com 3 metros de altura e ficaram 5 anos sendo cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha
Plantio de 18 ipês brancos na Rua Senador Alencar Guimarães, próximo à Praça Osório. Curitiba, 12/08/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM
As árvores já estão com 3 metros de altura e ficaram 5 anos sendo cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha

Redação com SMCS

12/08/25
às
15:42

- Atualizado há 4 horas

Compartilhe:

O calçadão da Rua Senador Alencar Guimarães, entre as praças Osório e Rui Barbosa, no Centro, vai ficar mais bonito e colorido. As duas quadras do calçadão receberam o plantio de 18 ipês-brancos, nesta terça-feira (12/8). As árvores já estão com 3 metros de altura e ficaram 5 anos sendo cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha. 

De acordo com o responsável técnico do plantio, Roberto Salgueiro, a escolha da espécie de ipê-branco foi porque é uma árvore nativa do Brasil, tem um crescimento rápido e também vai dar uma florada bonita que vai diferenciar das árvores que ficam na Praça Osório e na Praça Rui Barbosa.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Vai ficar um paisagismo urbano bonito, um colorido novo para a rua com as flores brancas saindo nos meses de agosto e setembro. Antes do plantio fizemos toda a análise do solo aqui para ver se tinha tubulações de água, de esgoto e se isso não ia prejudicar as árvores. Também conversamos com os comerciantes para explicar o plantio”, explicou Salgueiro. 

O plantio feito pelas equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, faz parte das ações de revitalização dentro do programa Curitiba de Volta ao Centro da Prefeitura, que prevê uma série de ações do município para atrair mais pessoas para circular e viver na região central.

A arborização viária e o reforço nas ações de limpeza das praças, calçadões e ruas também fazem parte dessas ações. 

Foto: Hully Paiva/SECOM

Natureza mais perto

Os comerciantes da Rua Senador Alencar Guimarães estão animados com a nova paisagem que terão em frente aos seus estabelecimentos. Paulo Saçaki, 79 anos, tem uma lanchonete há 20 anos na rua. 

“Vai ficar muito bom com essas novas árvores. Foi uma boa ideia. Temos a beleza da Praça Osório com as árvores aqui perto e agora também teremos árvores aqui na frente”, disse Saçaki. 

Um pouco mais para frente da lanchonete fica a loja de roupas do empresário Carlos Matioli. “Nós acompanhamos todas as revitalizações que a Prefeitura fez aqui ao longo de 20 anos. Dessa vez está sendo muito bom o plantio dessas árvores, teremos mais natureza aqui. Vai dar um visual melhor para a rua e estamos otimistas com a revitalização do Centro”, disse Matioli. 

Meio Milhão de Árvores

A infraestrutura verde na cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera.

O plantio dos 18 novos ipês-brancos também fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil novas árvores nos próximos quatro anos na cidade. Desde janeiro deste ano já foram plantadas 100 mil árvores.

Foto: Hully Paiva/SECOM

O programa também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.

Benefícios das árvores nas cidades

  • Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição.
  • Ajudam a controlar a temperatura urbana.
  • Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas.
  • Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado.
  • Causam bem-estar psicológico e físico.
  • Servem de abrigo e de alimentação para a Fauna Silvestre urbana.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias