- Atualizado há 18 segundos
Um ataque de um cão da raça pitbull a um cavalo mobilizou moradores do bairro Santana, em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, na manhã da última sexta-feira (11).
O vídeo do ataque, gravado por populares, mostra o momento em que o cão se prende ao pescoço do cavalo. Desesperadas, pessoas que passavam pelo local tentaram separar os animais usando pás e até chutes. Apesar dos esforços, a contenção só foi possível após muito tempo de tentativa. As informações e imagens do caso foram divulgadas pelo Portal Catve.com.
O policial militar e adestrador Fernando França, ouvido pela reportagem, explicou que essas formas de intervenção não são eficazes e podem, inclusive, agravar a situação. “Em casos de ataque como esse, a recomendação técnica é utilizar a asfixia mecânica, que consiste em interromper o fluxo de ar de forma controlada. Isso força a soltura do cão sem causar danos fatais”, esclareceu.
Segundo Fernando, o cavalo atacado passa bem. No entanto, ele destacou que a situação poderia ter sido evitada com medidas simples de segurança por parte do tutor. “O maior culpado não é o cão. É a negligência humana. A irresponsabilidade de alguns tutores coloca em risco outros animais, pessoas e o próprio cão. A culpa não é da raça, mas de quem deveria cuidar com responsabilidade”, pontuou o policial.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre ferimentos no cavalo ou sobre eventuais providências tomadas pelas autoridades competentes.
Assista ao vídeo