- Atualizado há 4 meses
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
Os condutores que circularem a partir desta terça-feira (25) pela rodovia BR-376 em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, vão encontrar a pista superior do novo viaduto liberada para o tráfego de veículos. A estrutura fica no cruzamento com a Rua Joinville e a Alameda Bom Pastor, que em breve serão interligadas na passagem inferior do viaduto, com duas rotatórias disciplinando o trânsito local.
A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e representa um investimento de R$ 39.692.531,98 para garantir mais segurança e conforto para moradores e usuários do tráfego de longa distância.
A empreitada já está 83,18% concluída, devendo ser finalizada em breve. Com a liberação da pista superior, os serviços serão concentrados em finalizar as rotatórios, a passagem inferior, as novas calçadas, o sistema de drenagem de águas e a sinalização rodoviária.
A obra é conhecida localmente como Viaduto do Bradesco, em referência a uma agência bancária próxima. “É o antigo Viaduto do Bradesco, porque agora a comunidade sugeriu o nome Caminho das Colônias, e todos nós concordamos, pois vai ser um novo momento no turismo aqui em São José dos Pinhais”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, em visita técnica à obra, para destacar a nova liberação.
Participaram da visita técnica a prefeitura de São José dos Pinhais, Nina Singer; o superintendente geral de Relações Institucionais do Paraná, Renato Adur; o diretor-presidente do DER/PR Fernando Furiatti; o diretor de Operações do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes; o diretor Administrativo-Financeiro do DER/PR, Mohamed Kasem; e o deputado estadual Samuel Dantas.
OBRA – O viaduto é uma das obras mais importantes em execução em São José dos Pinhais, cujo projeto executivo de engenharia foi elaborado pela prefeitura do município e doado ao DER/PR.
Ele contempla a elevação das pistas de rolamento da BR-376 para o tráfego de longa distância, com o trânsito de veículos das vias municipais pela passagem inferior do viaduto e por meio de duas rotatórias. Isso resolve os congestionamentos e longos períodos de espera que marcavam a interseção antigamente.
*Com informações da AEN