- Atualizado há 2 anos
A melhor saúde básica do Paraná é da cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O 1º lugar no ranking do Estado é por conta da notas altas no indicativo do Ministério da Saúde. Esse resultado coloca Pinhais em 15º de todo o Brasil, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O ranking faz parte do Programa Previne Brasil do Governo Federal.
A boa colocação é resultado do trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF) adotado pela Prefeitura de Pinhais, na Atenção Primária em Saúde (APS). Na prática, o município receberá um maior repasse financeiro federal por ter atingido altos índices nos critérios estabelecidos pelo programa.
Depois de Pinhais, aparece em segundo lugar a cidade de Umuarama, seguida de Araucária, Campo Largo e Almirante Tamandaré. Na 6ª posição está a cidade de Cambé, seguida por Guarapuava, Toledo, Apucarana e na 10ª colocação a cidade litorânea de Paranaguá.
De acordo com a Prefeitura de Pinhais, a Estratégia Saúde da Família (ESF) quer estabelecer vínculos com as famílias assistidas, principalmente as que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. A Previne Brasil é uma nova Política de Financiamento instituída pelo Ministério da Saúde (MS) na área de APS. O repasse financeiro federal acontece a partir da avaliação de três componentes: a captação ponderada; o pagamento por desempenho e a adesão a ações e estratégias de programas do MS.
Para buscar o alcance das metas dos sete indicadores pactuados do Previne Brasil, a gestão do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Pinhais, em conjunto com as Equipes de Saúde da Família, qualificou o acesso das pessoas ao SUS e organizou os processo de trabalho.
Essa força-tarefa resultou em uma nota excelente de 8,25 – ou seja, 82,49% no Indicador Sintético Final (ISF). O ISF tem o valor de 0 a 10 pontos para o recebimento do incentivo financeiro.