Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), lançou nesta quinta-feira (4) dois projetos: a Linha Turismo e as lunetas no mirante do Parque das Águas. As iniciativas têm o intuito de estimular o turismo local e atrair visitantes de outras regiões.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, acredita que a nova linha vai impulsionar o turismo em Pinhais: "O ônibus vai nos permitir sair daqui de Pinhais e convidar os outros municípios a virem conhecer a nossa cidade. O veículo já era uma demanda e nós vamos ter essa parceria agora com a Secretaria de Educação, em especial, e também com as demais e com outros municípios. O nosso foco é trazer as pessoas para conhecer essa cidade, que é uma cidade crescente".

A Linha Turismo vai proporcionar experiências e visitações pelos empreendimentos de Pinhais, equipamentos históricos, infraestrutura, excelentes vistas e belezas naturais. Falando em vistas, a partir de agora quatro lunetas vão "aproximar" os frequentadores do Parque das Águas da Serra do Mar, que está localizada ao longo do litoral centro-sul do território brasileiro. Ela estende-se por parte dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

Entre outros, a Linha Turismo agora lançada tem como projetos futuros: City Tour por Pinhais, Turismo nas Escolas, intensificação da Rota da Cerveja Artesanal e Rota Interparques.

Linha Turismo em Pinhais (Foto: Divulgação)

Sobre a instalação das quatro lunetas, que contam com rampas de acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, a prefeita Rosa Maria considera "que esse projeto é grandioso, porque está representando que nós estamos cuidando da cidade. Queremos que a nossa população continue a amar a nossa cidade porque eles vão ter os olhos de Pinhais com informação e com a vista privilegiada. Isso chama-se cuidado. Estamos aqui trabalhando por uma cidade que hoje ela já é referência. Pela terceira vez consecutiva somos a cidade mais sustentável do Paraná e pela segunda vez cultivamos o Prêmio Nacional Sustentabilidade. E isso não é pouca coisa. Esse ambiente aqui (mirante do Parque das Águas) é extremamente significativo quando nós falamos do cuidado", afirma Rosa.

A instalação das lunetas completa uma série de ações em prol do turismo da cidade. Ao poder visualizar as montanhas e entender a localização de cada ponto, o visitante terá noção de como Pinhais está localizada geograficamente e de como existem riquezas naturais próximas. É mais um equipamento gratuito que desperta a curiosidade e que vai agregar à experiência da visitação ao Parque das Águas de Pinhais, o principal cartão postal do município.

As lunetas instaladas no Parque permitem um ângulo de visão de 360 graus e amplia a visão em até 40 vezes do que é possível visualizar a olho nú. Vale ressaltar também a parceria com o Departamento de Turismo de Piraquara, por intermédio do servidor Bruno Kaefer, que auxiliou na identificação das montanhas. 

PUBLICIDADE

*Com informações da Prefeitura de Pinhais