PUBLICIDADE
Pinhais 33 anos /
RMC

Pinhais ganha Centro de Educação Ambiental para crianças aprenderem a importância da sustentabilidade

O espaço é mágico e com inúmeras atrações, como um relógio do Corpo Humano, unindo conhecimentos sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares
Centro de Educação Ambiental de Pinhais (Foto: Geovane Barreiro - Nosso Dia)
O espaço é mágico e com inúmeras atrações, como um relógio do Corpo Humano, unindo conhecimentos sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

01/04/25
às
8:58

- Atualizado há 2 dias

Compartilhe:

Parte da comemoração do aniversário de 33 anos, Pinhais ganhou nesta segunda-feira (31) um Centro de Educação Ambiental, no Horto Municipal Jorge Grando, onde as crianças vão aprender mais sobre a importância da sustentabilidade. O espaço é mágico e com inúmeras atrações, como um relógio do Corpo Humano, unindo conhecimentos sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares. O espaço também contará com Jardim Sensorial, Labirinto Verde, Jardim de Mel, com abelhas sem ferrão, e um bosque em formato de pinheiro.

Em um lado do bosque, ficam as árvores nativas, representando os biomas brasileiros. Do outro lado, as exóticas, que fazem parte dos biomas continentais. Segundo a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a inauguração mostra o motivo de Pinhais ser a cidade mais sustentável do Brasil, eleita em 2023 e 2024 no Prêmio Band Cidades Excelentes.

Centro de Educação Ambiental de Pinhais (Foto: Geovane Barreiro – Nosso Dia)

“É natural, como a cidade mais sustentável do país, que tenhamos investimento em educação ambiental. Hoje entregamos nosso Centro de Educação Ambiental, onde temos as flores, a estufa e nossa usina fotovoltaica. É um complexo que visa a sustentabilidade, que passa necessariamente pela educação. Ponto de visitação turístico e de educação para as crianças”, destacou a prefeita ao Portal Nosso Dia.

Segunda Rosa Maria, à medida que se entende que é necessário tornar uma cidade sustentável, a responsabilidade dos gestores aumenta. “É necessário um trabalho forte de conscientização, por isso espaço para a visitação das nossas crianças. É tratada a destinação adequada dos resíduos produzidos, uma das demandas das cidades. É a materialização para que Pinhais faça a lição de casa e contribua para um mundo melhor”, afirmou.

Local tem espaços únicos para os moradores de Pinhais (Foto: Geovane Barreiro – Nosso Dia)

Espaço diferenciado

O local ficou muito especial e quem está falando isso não é qualquer um, afinal o paisagista Carlos Roberto Pereira, de 67 anos, trabalha há décadas na Prefeitura de Pinhais. “Foi se desenhando esta parte e se tornou realidade, para ficar algo sugestivo à visitação. Está muito bacana para a criançada vir conhecer. Eu vou trazer minha neta com toda a certeza”, falou ao Portal Nosso Dia.

Carlos Roberto Pereira em entrevista ao Portal Nosso Dia

A moradora do bairro Vargem Grande, Tereza Mariano Pires, já foi conferir o espaço no dia da inauguração e disse que não se arrependeu em nada. “Achei um espaço muito lindo. Tem tanta coisa linda que a gente precisa conhecer. Eu sempre falo, antes de ir para outros lugares, primeiro tem que conhecer Pinhais. Aqui eu fiquei encantada com as plantas, porque eu adoro plantas”, contou.

Também presente na inauguração, a secretária do Meio Ambiente de Pinhais, Rosana Boeira Ilhéu, ressaltou que o espaço foi preparado com muito carinho para os moradores da cidade. “A intenção é sensibilizar a todos sobre a preservação do Meio Ambiente. Sensibilizar as pessoas sobre os eventos climáticos, porque entendemos que a educação é o eixo propulsor para conseguir resultados para essa questão”, salientou.

Centro de Educação Ambiental de Pinhais (Foto: Geovane Barreiro – Nosso Dia)

A secretária ressaltou que o espaço é convidativo para a visita de escolas e também do restante da população. “Foi preparado por várias mãos habilidosas e uma equipe comprometida com as questões ambientais. Temos um labirinto e várias atividades que contemplam este espaço. A população é muito bem-vinda. Foi feito para que as pessoas sintam o futuro que a gente espera”, concluiu.

No dia de abertura, alunos Escola Municipal Lírio Jacomel participaram de uma oficina de compostagem. Centro Municipal fica no Horto Municipal de Pinhais, na Alameda dos Bosques, no Parque das Nascentes.

No dia de abertura, alunos Escola Municipal Lírio Jacomel participaram de uma oficina de compostagem (Foto: Nosso Dia)

O local é aberto a escolas e comunidade em geral. Visitas agendadas conforme disponibilidade de agenda pode ser feitas no (41) 99284-1833.

TÁ SABENDO?

RMC

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias