
- Atualizado há 4 horas
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, encerra o primeiro ano de mandato com avaliação amplamente positiva da população. Pesquisa realizada pela IRG Pesquisas aponta que 83,3% dos curitibanos aprovam a administração municipal, enquanto 11,8% desaprovam e 4,9% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi feito entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2025, com 800 eleitores, moradores de todas as regiões da capital paranaense. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais, conforme os procedimentos metodológicos apresentados no relatório.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Além da aprovação geral, a avaliação da gestão também revela percepção majoritariamente favorável. Para 51,1% dos entrevistados, o governo Eduardo Pimentel é considerado bom, enquanto 13,9% avaliam como ótimo. Outros 20,6% classificam a administração como regular. As avaliações negativas somam 13,9%, sendo 8,6% ruim e 5,3% péssimo.
A pesquisa também indica alto grau de conhecimento do prefeito entre a população. Segundo o levantamento, 95,8% dos entrevistados afirmam conhecer ou já ter ouvido falar de Eduardo Pimentel, sendo 46,6% os que dizem conhecê-lo bem e 49,2% os que já ouviram falar, enquanto apenas 4,2% nunca ouviram falar do prefeito.
Outro dado relevante do estudo diz respeito ao peso político do prefeito. Para 31,2% dos entrevistados, o apoio de Eduardo Pimentel a um candidato aumenta a chance de voto, enquanto 55,8% afirmam que não altera e 10,5% dizem que diminui a chance de apoiar um nome indicado por ele.
O levantamento reforça o cenário de forte aprovação popular ao final do primeiro ano de governo e posiciona Eduardo Pimentel com elevado capital político junto ao eleitorado curitibano, especialmente em um contexto de avaliações majoritariamente positivas da administração municipal.