- Atualizado há 16 segundos
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, lamentou a morte do adolescente Lucas Viante Machado, de 14 anos, após pegar rabeira em um ônibus biarticulado no bairro Xaxim, em Curitiba, no último sábado (26). Em entrevista nesta segunda-feira (28), Pimentel destacou que os novos ônibus vem com uma placa para dificultar a prática da rabeira.
“Era a terceira vez que esse grupo estava fazendo a rabeira. São feitas campanhas de conscientização e é inadmissível isso acontecer. Os ônibus agora vem com uma placa para dificultar a ‘rabeira”, destacou o prefeito, no dia da entrega de 45 novos veículos para o transporte coletivo da capital.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Ainda na entrevista, o prefeito lamentou o falecimento de forma trágica na Linha Verde. “Fiquei muito triste com o que aconteceu com o adolescente na nossa cidade. Minha solidariedade aos pais e amigos, lamento muito”, afirmou.
Motoristas farão manifestação
O Sindicato dos Motoristas e Cobrados de Ônibus de Curitiba realizará, na manhã desta terça-feira (29), uma manifestação por soluções após a morte do adolescente Lucas Viante Machado. A intenção é cobrar o avanço de um projeto de lei que prevê multa de R$ 500 a quem for flagrado “pegando rabeira” na capital.
Segundo o presidente do Sindimoc, Anderon Teixeira, o acidente no último sábado era uma tragédia anunciada. “É algo que o sindicato já vem denunciando há algum tempo. Nenhum pai de família sai de casa para matar um jovem. Isso tem adoecido nossa categoria e prejudicado a saúde mental dos trabalhadores. Vamos fazer um apelo na Câmara Municipal para o projeto de lei que tem uma multa à quem faz a ‘rabeira’”, afirmou ao Portal Nosso Dia.
O presidente do Sindimoc estendeu a necessidade de punição para o uso da canaleta do transporte coletivo, mesmo sem a ‘rabeira’. “Existe uma lei que diz que é proibido o uso da canaleta, mas não tem a puniçã. O que precisa é da punição para a retirada destas pessoas que pegam rabeira nos ônibus. É isso que a gente vai buscar, para que medidas sejam tomadas urgentes”, destacou.
Pai desabafou após acidente
Viralizou no aplicativo WhatsApp um áudio do pai do adolescente Lucas Viante Machado que morreu após pegar rabeira em um ônibus biarticulado. O homem desabafou e afirmou que disse ao filho que ele não voltaria para casa se continuasse a fazer a ação arriscada junto ao transporte coletivo.
“Hoje meu filho morreu pegando a rabeira. Quem sofre é o pai e a mãe. A gente só tinha ele de filho. Eu avisei ele que não iria voltar, mas ele não me escutou. Vocês não querem ver um filho no caixão, que sirva de exemplo, rebatam e falem que o negócio é sério. Não peguem rabeira. A dor é minha e da mãe dele”, disse o pai em áudio enviado a um grupo.
Lucas estava com dois amigos quando o acidente aconteceu. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital do Trabalhador, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Escola Gente Alegre, que fica no bairro Mercês, e em que Lucas estudou, lamentou o falecimento:
“Neste momento de profunda dor, nos solidarizamos com seus pais e com todos os familiares e amigos que hoje choram essa perda irreparável. Lucas será sempre lembrado pelo seu brilho, sua alegria e a marca que deixou em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Em respeito à memória de Lucas e em solidariedade à sua família, decretamos luto oficial de três dias. Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos e rogamos a Deus que conforte o coração de todos os familiares e amigos”, disse a escola em postagem.