- Atualizado há 34 segundos
Ponto turístico de Curitiba no outono pela presença das 853 árvores liquidâmbares, a canaleta de ônibus da Avenida Padre Anchieta e da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, nos bairros Campina do Siqueira e Mossunguê, começa a receber curitibanos e turistas para os famosos registros fotográficos deste período do ano. Por conta disso, em entrevista nesta segunda-feira (28), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou que as pessoas não devem se arriscar nas canaletas, onde passam ônibus expressos ligando o terminal Campo Comprido ao Campina do Siqueira.
Como em todos os anos, a “Rua do Outono” vai atrair muitos moradores e turistas para registrar fotos e vídeos das árvores para postarem em redes sociais e enviar para amigos. A Prefeitura de Curitiba alerta para que as pessoas tomem cuidado e sigam medidas de segurança para não causarem acidentes, pois na canaleta circulam ônibus biarticulados da linha Centenário/Campo Comprido.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Agora é o momento de muito turismo, com as fotos que ficam bonitas. Façam as fotos nas calçadas. O ônibus está lá para levar o trabalhador para casa e o motorista fica concentrado no caminho, tendo que também contar com a atenção do pedestre”, ressaltou o prefeito, durante a entrega de 45 novos veículos para o transporte coletivo da capital.
Em anos passados, algumas pessoas chegaram a deitar no asfalto do corredor dos biarticulados para fazer selfies, o que é proibido e coloca em perigo a vida de quem fotografa e a dos passageiros dos ônibus. Muitos também caminham e fazem ensaios fotográficos no meio da canaleta, o que não é permitido.
As árvores “vermelhas” se transformam em cartão-postal da cidade nesta época do ano, desde o fim de abril até o fim de maio. Elas são originárias da América do Norte (México e Estados Unidos), têm folhas que variam em tons de vermelho e podem passar de 30 metros de altura.
Na região do Mossunguê, são 853 árvores que encantam com o avermelhado das folhas estreladas que caem durante o outono.
O Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente plantou e faz a manutenção de outros corredores verdes na cidade, como nas avenidas Sete de Setembro, República Argentina, João Gualberto, Paraná, Winston Churchill e Marechal Floriano Peixoto.
O plantio de árvores por toda a cidade, dentro do programa 100 mil árvores para Curitiba, aliado a iniciativas como o uso de novas energias, avanço da matriz verde, grandes obras socioambientais e estímulo ao uso do transporte público, integra o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.