
- Atualizado há 7 horas
O prefeito Eduardo Pimentel e a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocellin, entregaram nesta quinta-feira (30/10), na Ópera de Arame, medalhas e diplomas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais a 19 personalidades que trabalham pelo desenvolvimento de Curitiba e pela promoção do bem comum.
A Ordem da Luz dos Pinhais é a maior honraria concedida pelo município. A cerimônia reuniu secretários municipais, gestores e lideranças da cidade.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Eduardo Pimentel destacou na abertura do evento que esse é um prêmio para homenagear homens e mulheres dos mais diversos segmentos da sociedade curitibana pelo seu trabalho e a diferença que fazem na vida das pessoas.
“Hoje nós entregamos essa medalha que, mais do que um título simbólico, representa o esforço de cada um de vocês no dia a dia da cidade de Curitiba. Representa a fé que salva, a ciência que cura, o trabalho que emancipa, a solidariedade que acolhe e a coragem que transforma. Esses são os pilares da homenagem para cada um de vocês aqui hoje”, disse o prefeito.
Instituída pelo Decreto Municipal 915 de 31 de agosto de 2018, a homenagem já foi entregue a 211 personalidades. Com as 19 novas concessões deste ano, Curitiba soma 230 comendas entregues.
O decreto que criou a Ordem da Luz dos Pinhais define o Conselho da Ordem e os critérios para a escolha dos homenageados. Entre os principais requisitos estão conduta ilibada e ações de relevância em favor da cidade.
O ex-prefeito e secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, foi um dos que receberam a comenda e falou em nome de todos os homenageados. “Tenho dentro de mim o sentimento paranista mais profundo que há de iluminar o peito de cada um e cada uma dos homenageados. Homens e mulheres convidados a serem maiores que as araucárias”, afirmou Greca.
Inspirada na obra Homem à Altura dos Pinheiros, de João Turin, a medalha representa força e grandeza na construção da história da capital. As peças são banhadas a ouro e trazem a imagem de um homem de braços abertos diante de pinheirais, referência ao Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba: verde bandeira com filete central vermelho ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba