- Atualizado há 10 segundos
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), defendeu em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (3), a criação da Polícia Municipal, utilizando a estrutura da Guarda Municipal de Curitiba. A intenção seria dar maior autonomia ao trabalho dos guardas na Segurança Pública. Para isso, o prefeito destacou que é importante que venha um orçamento junto, para que as despesas não fiquem exclusivas aos municípios.
“Nós temos em Curitiba a Guarda muito forte e estruturada, com mais de 1,2 mil agentes. Sou a favor que se transforme em Polícia Municipal, respeitando a autonomia das Policias Militar, Civil e Federal. Temos que debater essa responsabilidade, porque hoje, em uma audiência pública, a Segurança Pública é uma das ações mais pedidas pela população. Importante essa autonomia e responsabilidade, mas é importante que o orçamento venha junto. As decisões em Brasília acontecem, mas vem só a responsabilidade, sem o orçamento público para isso. Importante que o orçamento venha em conjunto”, destacou.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Ainda falando em orçamento, o prefeito comentou sobre o debate da reforma tributária, destacando que os gestores municipais precisam ter autonomia de gestão. “É um debate tão importante e fundamental a todo brasileiro. Sou contra aumento de tributo, como o IOF, mas é importante a discussão do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), para que os municípios não percam a autonomia. Municípios precisam ter autonomia de gestão. Toda responsabilidade que vier ao município, tem que vir orçamento, porque senão não se mantém saudável no orçamento da gestão”, explicou.
Na entrevista à CNN, o prefeito também foi questionado sobre o frio intenso em Curitiba, ressaltando o trabalho feito pelas equipes da Fundação de Ação Social (FAS). “Onda de frio muito grande e a cidade se preparou para isso, com a campanha do agasalho e equipes de assistência social, com recorde de atendimento às pessoas em situação de rua. Essas ondas de frio têm sido um desafio muito grande e a cidade está muito úmida”, disse.
Por fim, o prefeito, aliado de primeira mão do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), falou sobre a perspectiva da participação do companheiro de partido nas eleições presidenciais de 2026.
“Ratinho Junior tem grandes condições de contribuir ao Brasil. É o meu pré-candidato. Conheço seu caráter, seu trabalho, a forma que está entregando o Paraná, com mais de 80% de aprovação, e que tem o apoio do PSD. Política é feita de prazos e isso será discutido no tempo certo. Não tenho dúvidas que é um dos grandes atores deste processo de um Governo Federal com seriedade e entrega à população, que quer que o gestor público entregue e não mais a polarização. Governador Ratinho quer estar presente e na minha opinião está preparado”, concluiu.