- Atualizado há 3 dias
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), participou da cerimônia de transferência de cargo na noite desta quarta-feira (1), em que recebeu a responsabilidade das mãos do então prefeito Rafael Greca (PSD). Em entrevista ao Portal Nosso Dia antes da cerimônia, Pimentel falou sobre o desafio de pensar na revitalização do Centro de Curitiba e na situação do aumento da população em situação de rua.
Primeiramente, Pimentel confirmou que criará uma comissão para discutir o Centro de Curitiba e que vai estipular metas.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Vou montar uma comissão para discutir o Centro da cidade. Secretarias e sociedade farão parte deste grupo para discutir o Centro. Tem que se pensar na iluminação pública, comércio, gastronomia, o Centro de dia e de noite. Vamos fortalecer com metas estipuladas de curto, médio e longo prazo”, afirmou.
Ainda na entrevista, Pimentel falou sobre o problema relacionado ao aumento da população em situação de rua, destacando que este é um grande desafio, já que é especialmente uma questão social e que muitos ali precisam de ajuda. Essa discussão, inclusive, será com os municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
“Nós temos desafios em conjunto com as cidades metropolitanas, seja no transporte, na saúde, no turismo e da mesma forma é sobre o morador em situação de rua. É preciso trabalhar para o acolhimento, fazer a distinção de quem está no tráfico de drogas e quem precisa de ajuda por dependência química. Vamos lançar edital de concurso para ter profissionais para isso. Uma cidade é uma permanente construção”, concluiu.
Segundo dados do Cadastro Único, divulgado em setembro de 2024, Curitiba tem mais de 4 mil pessoas em situação de rua e 130 mil vivendo em situação de pobreza.