- Atualizado há 18 segundos
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação Sandstorm para combater crimes ambientais e econômicos relacionados à mineração ilegal de areia e saibro na Região Metropolitana de Curitiba. A ação ocorreu nos municípios de Curitiba e Araucária, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão.
Durante a operação, os agentes apreenderam seis caminhões caçamba, duas retroescavadeiras e um trator com pá carregadeira, todos utilizados nas atividades clandestinas. As investigações apontam que as minas funcionavam sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) e sem licença ambiental emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo a PF, as irregularidades envolvem crimes previstos no artigo 55 da Lei 9.605/98, que trata da mineração sem licença ambiental, e no artigo 2º da Lei 8.176/91, referente à usurpação de bens da União. Também há indícios de sonegação fiscal e outros danos econômicos.
As investigações seguem em andamento, com o objetivo de responsabilizar os envolvidos, recuperar os valores sonegados e garantir a reparação das áreas degradadas pelo garimpo ilegal.