PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Pela primeira vez, turismo de lazer supera o de negócios em Curitiba

Em 2024, Curitiba recebeu 10 milhões de visitantes, sendo 8,2 milhões de turistas e 1,9 milhão de excursionistas (visitantes sem pernoite), um crescimento de quase 10% e 40%, respectivamente, em relação a 2022, ano da pesquisa anterior
Pela primeira vez Curitiba atrai mais visitantes para lazer do que para negócios. Foto: José Fernando Ogura/SECOM (
Em 2024, Curitiba recebeu 10 milhões de visitantes, sendo 8,2 milhões de turistas e 1,9 milhão de excursionistas (visitantes sem pernoite), um crescimento de quase 10% e 40%, respectivamente, em relação a 2022, ano da pesquisa anterior

Redação com SMCS

14/08/25
às
14:29

- Atualizado há 3 horas

Compartilhe:

O turismo de Curitiba vive um momento inédito. Pela primeira vez, o lazer superou os negócios como principal motivação das viagens à capital paranaense. 

A Pesquisa de Demanda Turística 2024, realizada pelo Instituto Municipal de Turismo ao longo do ano passado e divulgada nesta quinta-feira (14/8), mostra que 33,3% dos turistas vieram à cidade para passear, descansar ou participar de atividades de lazer, enquanto 24% vieram a negócios, segmento que, historicamente, liderava o fluxo de visitantes.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Em 2024, Curitiba recebeu 10 milhões de visitantes, sendo 8,2 milhões de turistas e 1,9 milhão de excursionistas (visitantes sem pernoite), um crescimento de quase 10% e 40%, respectivamente, em relação a 2022, ano da pesquisa anterior. O impacto econômico foi de R$ 13,8 bilhões, beneficiando diferentes setores da economia. 

Realizada com 2.513 entrevistas e margem de erro de 3%, a pesquisa é a mais abrangente do gênero na cidade.

Segundo o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Dalla Bona Swinka, a mudança no perfil dos visitantes é estratégica para o futuro do setor.

“Esses dados oferecem um panorama claro de quem nos visita, por que vem e o que busca na cidade. Eles são fundamentais para direcionarmos as ações de promoção e qualificação de Curitiba como destino turístico, ampliando nossa competitividade e atração de visitantes”, afirmou Swinka.

Perfil e origem dos visitantes

O levantamento revela que a maioria dos turistas vem das regiões Sudeste (38,7%) e Sul (34,5%) do Brasil, com destaque para São Paulo (25%), Paraná (16,1%) e Santa Catarina (11,7%). Os estrangeiros representaram 2,9% do total, principalmente da Argentina, Portugal e Itália.

Mulheres foram ligeiramente maioria entre os visitantes (54%) e a faixa etária predominante ficou entre 25 e 44 anos. A média de permanência dos turistas foi de 3,9 pernoites, com hotéis sendo a principal forma de hospedagem (54,2%).

Motivações e comportamento

O lazer foi o principal motivo das viagens (33,3%), seguido por negócios (24%) e visita a parentes e amigos (18,4%). O automóvel continua sendo o meio de transporte mais utilizado, responsável por 61,5% das chegadas e o aplicativo de transporte é a forma mais comum de deslocamento interno.

As redes sociais tiveram papel relevante na escolha do destino, sendo citadas por 34,4% dos turistas como principal fonte de informação.

Atrativos, gastronomia e avaliação

O Jardim Botânico foi o atrativo mais visitado (58,5% dos turistas), seguido pela Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski e Parque Tanguá. Na gastronomia, a carne de onça e o barreado foram os pratos mais associados à cidade.

A experiência em Curitiba foi bem avaliada, com nota média de 8,8 entre turistas e 8,6 entre excursionistas. A hospitalidade da população, áreas verdes e qualidade de vida foram os itens mais elogiados, enquanto trânsito e preços receberam as avaliações mais baixas.

Reconhecimento

Um recente reconhecimento internacional reforça o prestígio de Curitiba. A cidade foi listada como uma das dez melhores do mundo para visitar em 2025 pela publicação Lonely Planet, maior editora de guias de viagem do mundoCuritiba foi a única brasileira no ranking. 

A capital paranaense também reforçou sua posição como um destino turístico de destaque, com seis de seus principais pontos turísticos sendo reconhecidos com o selo Travellers’ Choice 2025 do TripAdvisor.

O Jardim Botânico foi o grande vencedor, conquistando o prêmio Os Melhores dos Melhores e se posicionando como o 4º melhor atrativo do Brasil e o 5º da América do Sul.

A lista de vencedores da capital paranaense incluiu também os museus Oscar Niemeyer (MON), Paranaense (Mupa) e do Expedicionário e os parques Tanguá e Barigui. O prêmio foi concedido a partir das avaliações positivas de visitantes durante o último ano.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias