- Atualizado há 6 meses
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigur Roberto Bengtsson usou do Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (08) para divulgar a campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, que tem por objetivo conscientizar eleitores, candidatos e partidos sobre a importância de promover um pleito tranquilo e seguro para todas as pessoas, sem desinformação e violência, e que respeite as cotas de gênero e a legislação eleitoral.
Em sua fala, o presidente do TRE-PR também apresentou o projeto “Resoluções Acessíveis’, que disponibiliza para toda população cega e surda os principais trechos da resolução sobre registro de candidaturas em áudio e Libras. Além disso, falou sobre o incentivo à participação das pessoas com deficiência como mesárias nas eleições.
Após sua explanação, o tema foi apresentado por meio de um clipe musical gravado com a Banda Fora da Pauta tendo a participação da cantora Sara Bentes, intérprete de voz das urnas que serão usadas nestas eleições e da embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, entre outras pessoas convidadas. A apresentação do clipe busca incentivar a inscrição de pessoas com deficiência (PcDs) como mesárias nas eleições e lança o projeto que disponibiliza conteúdos sobre registro de candidaturas em áudio, Libras e legenda.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), desembargador Sigur Roberto Bengtsson explicou: “viemos apresentar para sociedade aqui na Assembleia Legislativa o nosso lema “Eleições 2024 no Caminho da Paz”. Queremos primordialmente que estas eleições de 2024 transcorram em paz. Não há sentido em as pessoas se digladiarem, famílias serem desunidas e amizades desfeitas por causa das eleições. Nós sabemos que faz parte do processo eleitoral a disputa, mas queremos que esta disputa seja nas ideias. Por isso, a nossa proposta é que sejam eleições no caminho da paz. E também viemos expor aqui o nosso desejo de que nesse processo eleitoral trabalhem como mesários, pessoas com deficiência, que em cada lugar de votação tenha pelo menos duas pessoas com deficiência. É a nossa campanha contra o capacitismo para dar visibilidade a estas pessoas com deficiência”.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSD) declarou que “ está começando o período eleitoral e a vinda do presidente do TRE é muito importante, até para esclarecimentos em função da legislação eleitoral, tem todo um regramento para que as eleições possam transcorrer dentro das normalidades. Há muita falta de conhecimento até por parte dos próprios pré-candidatos, a vereadores e aos prefeitos. Portanto, os deputados podem também, valer-se destas informações, orientar-se neste período eleitoral”.
O coordenador da Frente Parlamentar da Medicina e Odontologia, deputado Ney Leprevost (União Brasil) disse que “é importante divulgarmos esse trabalho que o Tribunal Regional Eleitoral está fazendo na área de inclusão e acessibilidade. Dar a oportunidade para uma pessoa que tem Síndrome de Down, para uma pessoa autista, para uma pessoa que é cadeirante, poder exercer a cidadania, atuando como mesário, atuando como colaborador do Tribunal Regional Eleitoral, faz com que essa pessoa tenha um aumento da sua autoestima e se sinta útil para a sociedade.
Acompanharam o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Sigur Roberto Bengtsson; o assessor da Polícia Militar no TRE-PR, major Nairo de Oliveira Cardoso da Silva e integrantes da equipe de comunicação do Tribunal.
*Com informações da Alep